Fale conosco pelo WhatsApp

Rinoplastia para nariz negroide: conheça um pouco mais sobre essa cirurgia

Mulher com as mãos no nariz - Rinoplastia em nariz negroide
26 ago, 2021

Rinoplastia para nariz negroide pode aumentar a autoestima de pacientes, mas demanda cuidados para preservação das características étnicas e harmonia da face

A rinoplastia para nariz negroide é uma técnica para alterar características estéticas que sejam indesejadas para os pacientes de ascendência negra. Assim como pessoas de outras etnias possuem narizes bastante característicos, os negros também possuem algumas particularidades que devem ser consideradas na hora de definir como será a cirurgia plástica do nariz.

Antigamente, a rinoplastia para nariz negroide era polêmica por afirmarem que a busca por padrões estéticos estabelecidos causava a rejeição de sua própria imagem. No entanto, com o aprimoramento de técnicas e difusão da rinoplastia, percebeu-se que essa cirurgia atende as mesmas demandas daquelas realizadas em outras etnias, como brancos, asiáticos e outras.

Por fim, uma pesquisa realizada pelo Ambulatório de Rinoplastia do Hospital São Paulo, demonstrou que a rinoplastia para nariz negroide está associada a uma melhora da autoestima nos pacientes submetidos ao procedimento, assim como um maior interesse pela vida, causando melhorias reais para esses indivíduos.

Quais as características predominantes no nariz negroide?

Um primeiro aspecto a ser considerado em pacientes insatisfeitos com a estética nasal é compreender que existem diferentes tipos de nariz, como o nariz negroide, nariz adunco, nariz romano, nariz asiático e outros. No total, são mais de 15 variedades estéticas no formato e características do nariz.

Dessa forma, pacientes negros com desejo de alterar esteticamente o nariz devem entender que também podem ser beneficiados pelo procedimento estético, mas que as particularidades estéticas do nariz negroide devem ser consideradas no processo. Elas incluem:

  • Dorso baixo e pouco projetado;
  • Pele mais espessa do que outros tipos de nariz;
  • Base nasal larga, com narinas largas e grandes;
  • Cartilagens alares largas e com baixa rigidez (mais enfraquecidas);
  • Ponta arredondada e com pouca projeção.

Essas características são mais comuns do nariz negroide, mas o mais relevante na decisão pela rinoplastia é que o formato ou tamanho do nariz ocasionem uma desarmonia com o restante da face ou que resulte em uma insatisfação com a estética facial.

Como é o pré-operatório da rinoplastia étnica?

O pré-operatório da rinoplastia para nariz negroide é essencial como em qualquer tipo de nariz, mas o fator ético é importante de ser destacado nesses casos, visando a preservação da identidade do indivíduo e sua satisfação pessoal.

Escolha do cirurgião plástico

Inicialmente, o paciente interessado em uma intervenção estética deve procurar por um cirurgião plástico especialista em rinoplastia que seja de confiança, qualificado, experiente e devidamente registrado na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), o que assegura sua especialização na área.

A confiabilidade do profissional é fundamental para garantir uma melhor execução do procedimento e o respeito à etnia do paciente.

Já na consulta inicial é importante que o paciente esclareça todas as suas dúvidas sobre a rinoplastia, informe ao especialista as motivações para realização da técnica, suas expectativas em relação ao procedimento e passe informações de saúde que sejam relevantes, como doenças pré-existentes e tratamentos prévios.

Exames pré-operatórios

No primeiro momento, um dos aspectos mais importantes é a realização dos exames pré-operatórios que vão assegurar o bom estado de saúde do paciente e que ele está apto à intervenção cirúrgica.

Entre os exames solicitados pelo especialista, destacam-se os de sangue, como coagulograma, hemograma completo, glicemia em jejum e outros. Há ainda exames cardíacos, como o eletrocardiograma e, em alguns casos, exames de urina.

Pacientes com doenças prévias como diabetes e hipertensão devem avisar o cirurgião plástico e estar com a condição controlada para que seja possível realizar a cirurgia.

Planejamento cirúrgico

O processo de rinoplastia tem início com a avaliação das características do nariz. Essa etapa é imprescindível para determinar qual a extensão das alterações que podem ser realizadas, quais os principais desafios da cirurgia e qual a conduta ideal para o caso.

O objetivo do cirurgião plástico deve sempre ser o de modificar o nariz do paciente, respeitando os desejos pessoais dele, mas também promover um nariz harmonioso com o restante da face, de forma a considerar as particularidades da etnia ao definir quais mudanças serão feitas.

Após avaliar quais desses atributos estão presentes no paciente e quais os objetivos dele com a rinoplastia, o cirurgião plástico deverá analisar quais mudanças podem ser realizadas na cirurgia. Entre as possibilidades estão:

  • Redução das asas nasais;
  • Mudanças na projeção da ponta;
  • Aumento do dorso nasal;
  • Afinamento da ponta.

De acordo com a avaliação e desejos do paciente, será feito o planejamento cirúrgico, no qual o especialista define se realizará a rinoplastia aberta ou fechada de acordo com as demandas do caso.

Ética na rinoplastia do nariz negroide

O fator ético é importante em toda a cirurgia plástica, razão pela qual a formação do especialista nessa área o prepara para identificar fatores estéticos, mas também emocionais relacionados à aparência.

Na rinoplastia para nariz negroide, um comprometimento ético do cirurgião plástico inclui o respeito aos desejos do paciente e à sua identidade e características próprias.

De forma alguma, a rinoplastia deve promover uma mudança artificial ou não condizente com as características do paciente.

Nesse sentido, houve uma superação do padrão estético de nariz fino e empinado e, atualmente, as cirurgias plásticas são direcionadas a resultados mais naturais e harmônicos.

Pré-cirúrgico

O pré- cirúrgico é o período que antecede a cirurgia, e inclui cuidados como não ingerir bebidas alcoólicas por cerca de 3 dias antes do procedimento, ter uma alimentação leve na véspera, interromper o uso de medicamentos de uso contínuo caso eles comprometam a coagulação, fazer o jejum pré-cirúrgico e comparecer ao hospital de acordo com as orientações da equipe médica.

Como é realizada a rinoplastia para nariz negroide?

O procedimento tem duração média de uma a duas horas, sendo realizado com o paciente submetido à anestesia geral. A previsão de alta hospitalar varia entre 12 e 24 horas após a cirurgia.

O cirurgião plástico faz incisões, normalmente, na base das asas nasais, sendo que a técnica usada costuma ser a de rinoplastia aberta, por permitir melhor visão das estruturas nasais — permitindo a realização de alterações mais extensas no nariz.

Devido à cartilagem nasal ser, geralmente, fraca em casos de nariz negroide, o cirurgião plástico pode precisar de cartilagem autóloga, normalmente extraída da orelha ou costela do próprio paciente.

Para alteração da projeção da ponta, normalmente, são usados enxertos de cartilagem septal para sustentação definição. Caso o paciente almeje o aumento do dorso nasal, pode ser usada cartilagem do septo nasal, da orelha ou costela, com diferentes técnicas.

Após as alterações estéticas planejadas, a incisão cirúrgica é fechada e o especialista faz um curativo para proteger os pontos e garantir sustentação à estrutura nasal nos primeiros dias de recuperação.

Como é a recuperação da rinoplastia?

A recuperação da rinoplastia para nariz negroide depende de cuidados em casa. Entre as principais recomendações, destaca-se:

  • Manter a cabeça elevada com dois travesseiros para repousar e dormir;
  • Manter o repouso por 7 dias e retomar as atividades diárias aos poucos;
  • Evitar a exposição solar e ao calor, que podem causar sangramento nasal;
  • Fazer compressas frias, mas pressionar peso sobre a face, o que ajuda na amenização de hematomas e inchaço;
  • Usar a medicação prescrita, incluindo anti-inflamatórios, analgésicos e antibióticos.

Uma vez que a pele nasal é mais grossa, no nariz negroide é recorrente que a cicatrização seja um pouco mais lenta. Entretanto, realizando o procedimento com um profissional confiável e fazendo os cuidados pós-operatórios adequadamente, as cicatrizes são bastante imperceptíveis.

Caso esteja interessado em uma rinoplastia para nariz negroide procure um cirurgião plástico de confiança e que compreenda as particularidades desse tipo de nariz para que o resultado obtido seja mais natural e harmônico com o restante da face. Agende sua consulta aqui!

Fontes:

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

 

Sobre o autor
Formado na Escola Paulista de Medicina / Unifesp, é especialista em cirurgia plástica e cirurgia da enxaqueca. Além disso, passou por sete estágios em Cleveland, nos EUA, na University Hospitals, para se aprimorar em Rinoplastia.