(11) 5093-3921 (11) 96445-1045 contato@drpaolorubez.com.br
Fale conosco pelo WhatsApp

Como funciona a Rinoplastia Masculina?

Revisado por: Dr. Paolo Rubez CRM/SP: 124773 - 4 de julho de 2019

Como funciona a Rinoplastia Masculina?

A cirurgia plástica do nariz, ou rinoplastia, é um dos procedimentos mais realizados no Brasil.  E engana-se os que pensam que essa procura é maior pelo público feminino, a rinoplastia masculina, ou seja, feita em homens já desponta como o procedimento de maior procura pelo público masculino. 

Um estudo elaborado pela Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS na sigla em inglês) evidencia esse aumento da procura pela rinoplastia masculina. Segundo a pesquisa, que engloba os procedimentos realizados em 2017 a nível global, a rinoplastia figura entre as 5 cirurgias mais requisitadas pelos homens.

Na esteira desse interesse gradativo surgiram, também, diversas dúvidas sobre como funciona a rinoplastia no nariz masculino. Saiba mais sobre o assunto a seguir.

Cirurgia de rinoplastia masculina: como funciona o procedimento

Antes de fazer uma cirurgia de rinoplastia masculina é fundamental descobrir se o procedimento é o mais indicado para a correção que o homem deseja fazer no nariz. Para isso, basta obter a avaliação de um cirurgião plástico de confiança.

Durante a consulta, o profissional avaliará o relato do paciente para entender o motivo por trás do interesse pela rinoplastia nos homens. No geral, as características nasais que mais incomodam os homens são as que interferem na aparência, sobretudo quando o paciente tem histórico de bullying e insegurança no convívio social.

Seja qual for a intenção inicial, o procedimento consegue atender apropriadamente às demandas relacionadas à estética e funcionalidade do nariz. É importante ressaltar que a rinoplastia masculina é indicada somente após os 15 anos, pois, nessa fase as estruturas nasais estão totalmente desenvolvidas. Dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) mostram que os homens procuram pela cirurgia plástica no nariz entre os 20 e 30 anos.

Após avaliar as expectativas e a estrutura do rosto do paciente, análise que é relevante para um resultado harmonioso e simétrico, o cirurgião plástico pode dar início ao procedimento. Existem duas técnicas que podem ser utilizadas pelo profissional ao fazer a rinoplastia em homens. São elas:

  • Rinoplastia aberta: técnica na qual é realizada duas incisões, uma pequena na base do nariz, ou seja, entre as narinas, e outra na parte interna do nariz. Chamada também de exorrinoplastia, a abordagem é a mais utilizada pelo cirurgião plástico Dr. Paolo Rubez por permitir uma visualização melhor durante o procedimento. A rinoplastia aberta leva cerca de 2 a 4 horas para ser concluída e é indicada nos casos que exigem mudanças significativas na estrutura nasal.
  • Rinoplastia fechada: técnica na qual a incisão é realizada apenas na parte interna do nariz. Conhecida como endonasal, a abordagem diminui o campo de visão do profissional durante a cirurgia, que dura cerca de 2 horas, e é recomendada para casos de alterações pontuais.

A rinoplastia masculina é realizada com o paciente sob anestesia geral para garantir mais segurança no decorrer do procedimento. Quando a sutura é feita com a técnica adequada, a cicatriz da cirurgia plástica de nariz fica imperceptível.

Quais são as diferenças entre a rinoplastia masculina e feminina?

Assim como acontece com as especificidades estruturais da face, é essencial compreender as diferenças existentes na rinoplastia masculina e feminina. Apesar de a técnica ser a mesma, o que diferencia a cirurgia entre um público e outro é o objetivo alcançado.

Isso acontece porque a proporção nasal dos homens costuma ser maior do que a das mulheres. As características mais expressivas no nariz masculino são:

  • Ponta com projeção e rotação menores, variando entre 90 e 95 graus nos homens e 95 e 105 graus nas mulheres;
  • Dorso mais retilíneo;
  • Pele mais grossa.

Por conta dessas particularidades, o conceito de nariz harmonioso muda conforme o gênero. Portanto, cabe ao cirurgião plástico planejar uma intervenção que proporcione um resultado natural para os moldes masculinos.

Rinoplastia homem: antes e depois

Os homens que pretendem fazer uma cirurgia plástica no nariz apresentam uma ou mais das condições abaixo:

  • Dorso nasal e ponta em formatos desproporcionais;
  • Narinas grandes;
  • Desvio de septo;
  • Desconforto com o tamanho do nariz;
  • Ponta do nariz grande;
  • Ângulo irregular entre o lábio superior e o nariz;
  • Hipertrofia dos cornetos.

A recuperação da rinoplastia masculina possui uma característica que a deixa mais dolorosa do que a cirurgia feita no nariz feminino. Trata-se da espessura da pele que, conforme dito anteriormente, é mais grossa no nariz dos homens. Devido a isso, o inchaço facial pode ser maior e a cicatrização mais demorada.

O paciente é liberado para retornar ao trabalho após aproximadamente 10 dias, sendo que as atividades mais pesadas só podem ser retomadas depois de 4 semanas. As principais mudanças notadas após uma rinoplastia no nariz masculino são: o realinhamento da ponta do nariz, a melhora na função respiratória e o remodelamento na estrutura nasal.

Os resultados da rinoplastia no homem aparecem gradativamente conforme o inchaço diminui e as forças cicatriciais agem. O processo leva, pelo menos, 1 ano para ser concluído.

A rinoplastia masculina é um procedimento capaz de devolver a autoestima, autoconfiança e a qualidade de vida perdidos devido ao descontentamento com o nariz. Em função disso, escolher um cirurgião plástico qualificado e devidamente registrado na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBPC) é primordial para usufruir dos benefícios da cirurgia.

Fontes:

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP);

Revista Brasileira de Cirurgia Plástica;

Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética.