União entre rinoplastia e mentoplastia pode entregar resultados estéticos mais satisfatórios com harmonização da face. Conheça indicações e como o procedimento é realizado!
A harmonia da face depende de um sutil equilíbrio entre diferentes estruturas, de forma que para alguns pacientes é recomendada a união entre a rinoplastia e mentoplastia para alcançar esse objetivo estético.
A união entre as cirurgias plásticas de rinoplastia e mentoplastia também é conhecida como perfiloplastia. A seguir veja como esse procedimento é realizado, as indicações e pós-operatório, com informações cedidas pelo cirurgião plástico Dr. Paolo Rubez.
Índice
O nariz e o mento são duas estruturas faciais que mais contribuem para harmonização da face, dessa forma, a indicação da combinação entre rinoplastia e mentoplastia ocorre quando esses elementos são desproporcionais entre eles e com a face como um todo.
Muitas vezes, a alteração apenas do nariz ou apenas do mento pode corrigir insatisfações estéticas com a face, no entanto, em casos nos quais as duas estruturas apresentam características inestéticas ao paciente, a perfiloplastia pode entregar resultados mais satisfatórios.
Apesar de o paciente ter incômodos com essas estruturas apenas um cirurgião plástico poderá determinar se a perfiloplastia é a técnica mais recomendada ao caso, considerando tanto as atuais características faciais, como também as possibilidades da cirurgia e a expectativa do paciente.
A perfiloplastia, geralmente, tem início com a cirurgia de correção do mento, a mentoplastia. Existem diferentes demandas que podem ser atendidas, como aumento do queixo por meio da colocação de um implante, como a prótese de polietileno.
Em outros casos, o especialista pode realizar a fratura do osso do mento para reposicionamento das estruturas, com intuito de corrigir assimetrias, ou também de reduzir a proeminência do queixo.
Normalmente, a incisão da cirurgia de mentoplastia é intraoral, ou seja, por dentro da boca, não resultando em cicatrizes aparentes.
Em seguida é iniciada a rinoplastia para correção estética do nariz. Existem diversas abordagens nesse caso, a depender de quais são as insatisfações do paciente. Nesse procedimento é possível:
A rinoplastia pode ser aberta ou fechada, a depender da extensão das alterações que serão realizadas. No caso do Dr. Paolo Rubez, a técnica utilizada é a aberta para melhor visualização da estrutura nasal e correção das assimetrias.
Na combinação entre rinoplastia e mentoplastia, geralmente, utiliza-se anestesia geral, mas o cirurgião pode optar pela local com sedação. A duração do procedimento é de cerca de cinco horas e a internação hospitalar pode durar até 24 horas, em média.
Um aspecto importante das cirurgias plásticas combinadas é a realização de um pós-operatório adequado para acelerar a recuperação e evitar complicações. No caso da perfiloplastia esses cuidados incluem:
Em cirurgias combinadas como a rinoplastia e mentoplastia esses cuidados são ainda mais essenciais para evitar complicações pós-operatórias. Apesar disso, é normal que o tempo de recuperação seja superior dado o trauma cirúrgico mais amplo.
Para realização da rinoplastia e mentoplastia é fundamental escolher um cirurgião plástico de confiança e apto para realizar os dois procedimentos cirúrgicos. Agende uma consulta aqui!
Fontes:
Lifting facial ou preenchimento? Veja aqui
Veja Saúde, a maior e melhor revista de medicina, nutrição e bem-estar do Brasil, clique…