Fale conosco pelo WhatsApp

Rinoplastia de aumento: O que é?

25 outubro, 2021 Por:

Rinoplastia de aumento permite estética nasal mais harmônica com o restante da face, mas demanda avaliação especializada para verificar novo formato do nariz e execução segura

A rinoplastia de aumento é a cirurgia plástica indicada para correção da estética nasal quando a característica mais incômoda ao paciente é o tamanho desproporcionalmente pequeno do nariz em relação à face.

Por muitos anos, a rinoplastia era associada a ter um nariz menor e delicado, no entanto, cirurgiões plásticos apontam que o formato do nariz deve sempre considerar as características faciais do paciente, respeitando suas individualidades.

Dessa forma, a rinoplastia de aumento é uma opção para quem deseja um dorso mais proeminente ou corrigir um nariz com aspecto achatado, caso tais elementos gerem insatisfação ao paciente.

Quando a rinoplastia de aumento é indicada?

A rinoplastia de aumento é uma abordagem cirúrgica indicada para pacientes com nariz de dorso baixo, também chamado de nariz achatado.

Destaca-se que a correção dessas características deve ser feita quando elas geram insatisfações ao paciente, o que pode resultar em baixa autoestima.

Além disso, deve-se considerar qual formato para o nariz entregaria uma estética mais harmônica com o restante da face, considerando o mento, a testa e as bochechas como norteadores que ajudam a escolher o direcionamento da cirurgia.

Para que o paciente seja apto para realizar a rinoplastia de aumento também serão considerados outros fatores, como:

  • Histórico médico e presença de doenças preexistentes que devem estar controladas, como diabetes e hipertensão;
  • Estado de saúde atual do paciente, identificado por meio de uma série de exames pré-operatórios;
  • Aspectos psicoemocionais, verificando as motivações para realização da cirurgia plástica e se as expectativas para os resultados são realistas.

Portanto, apenas um cirurgião plástico experiente poderá considerar esses diferentes aspectos antes de indicar a realização da rinoplastia, garantindo a segurança do procedimento e também a obtenção de resultados mais satisfatórios.

Como a cirurgia do nariz é feita?

A rinoplastia de aumento deve ser realizada em ambiente hospitalar e pode ser feita com anestesia geral ou local com sedação, a depender da abordagem cirúrgica. A duração do procedimento pode variar entre 2 e 3 horas de acordo com a complexidade do caso.

Para aumentar a estrutura nasal, o cirurgião plástico utiliza enxertos autógenos obtidos do próprio paciente. Essa cartilagem que dará suporte ao novo formato do nariz pode ser extraída do septo nasal, das costelas ou das orelhas.

Em seguida, o tecido é enxertado no nariz para adquirir a estética desejada. Ele contribui para o reforço das estruturas do nariz, reduzindo as chances de deformações no longo prazo, como quando o enxerto é insuficiente para o peso dos tecidos e tende a cair com o tempo.

Além disso, o enxerto desempenha a função de aumentar o volume do nariz, o que é geralmente feito no dorso, mas também pode ser distribuído em outras áreas nasais de acordo com as necessidades do caso.

Quais os cuidados do pós-operatório da rinoplastia de aumento?

O pós-operatório da rinoplastia é um momento central para obtenção de melhores resultados estéticos e funcionais. Alguns cuidados incluem:

  • Repouso de cerca de 7 dias, evitando atividades extenuantes;
  • Descansar com a cabeça mais elevada que o tronco, reduzindo as chances de hemorragias nasais;
  • Fazer a lavagem nasal com cuidado usando soro fisiológico e mantendo as incisões cirurgias limpas e secas;
  • Manter uma alimentação entre fria e morna nos primeiros dias e evitar alimentos duros;
  • Fazer compressas frias na região, mas evitando colocar peso sobre o nariz, inclusive de óculos;
  • Evitar a exposição solar no primeiro mês, o que pode piorar os hematomas na face e causar manchas;
  • Aguardar a alta médica para retomar atividades mais intensas, como a prática esportiva, o que pode demorar cerca de 3 meses.

A cicatrização dos tecidos do nariz é lenta, portanto, o paciente pode demorar entre 12 e 24 meses para ver os resultados finais da rinoplastia de aumento, mas eles já são aparentes após a redução do inchaço facial que ocorre no primeiro mês após o procedimento. Saiba mais sobre a cirurgia plástica do nariz aqui!

Fontes:

Revista Brasileira de Cirurgia Plástica;

Instituto Rubez de Cirurgia Plástica.

 

 

 

 

Dr. Paolo Rubez

Dr. Paolo Rubez

Cirurgião Plástico
CRM/SP: 124.773
RQE: 38.994
Formado pela UNIFESP, o cirurgião plástico Dr. Paolo Rubez coloca em prática toda a sua experiência em cirurgias estéticas, além de colaborar na disseminação da cirurgia de combate a enxaqueca, técnica em que é pioneiro no Brasil