(11) 5093-3921 (11) 96445-1045 contato@drpaolorubez.com.br
Fale conosco pelo WhatsApp

Dicas e Recomendações após aplicação de Botox®

Revisado por: Dr. Paolo Rubez CRM/SP: 124773 - 17 de outubro de 2019

Dicas e Recomendações após aplicação de Botox®

As recomendações após o Botox® são muito simples: se abster da prática de exercícios após a aplicação, evitar massagear os locais em que a toxina foi aplicada e não se deitar/dormir pelas próximas quatro horas. Tais medidas evitam que o produto se desloque e chegue a regiões que podem afetar o resultado do procedimento.

Por se tratar de um procedimento estético minimamente invasivo, as recomendações após o Botox® são simples, sendo todas feitas em casa e envolvem cuidados básicos com a pele do rosto.

Essas recomendações após o Botox® colaboram para que o efeito do tratamento seja mais duradouro. A toxina começa a ter efeito após 3 a 5 dias da aplicação e dura em torno de 4 a 5 meses, variando um pouco de pessoa para pessoa.

Confira algumas dicas de cuidados após o Botox® cedidas pelo Dr. Paolo Rubez, cirurgião plástico membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

Recomendações após o Botox®

1.      Saiba onde fazer o tratamento estético

A primeira recomendação após o Botox® é que o paciente tenha feito a aplicação com um profissional devidamente certificado e apto a realizar o procedimento. O rosto é uma região extremamente vascularizada e como o Botox® é administrado com uma agulha, uma falha pode resultar em hematomas bem evidentes, além de um resultado estético desagradável.

Como a função da toxina botulínica é de bloquear a contração muscular, a aplicação em local incorreto pode paralisar um músculo importante, resultando em um “desastre estético”. Já imaginou uma sobrancelha projetar-se mais que a outra e parecer que o rosto está torto?

Como a intenção do tratamento não é essa, a principal recomendação após aplicação do Botox® é a certeza que ele foi feito por quem domina a técnica.

2.      Evite esforço físico

Como mencionado, o tratamento com a toxina botulínica é simples, mas alguns cuidados após o Botox® são primordiais. O primeiro deles é a abstenção da atividade física no dia do procedimento.

As caretas comuns a quem pratica atividade física podem alterar o resultado. Logo, após a aplicação de Botox® não devem ser feitas atividades físicas.

3.      Não fique com a mão no rosto

Alguns pacientes, os mais sensíveis, costumam ficar com os locais de aplicação do Botox® doloridos, e para aliviar, ficam massageando a região. Ao massagear, o paciente pode fazer com que a toxina se espalhe para outros locais e prejudique o efeito do tratamento.

Cuidados com a pele são uma das recomendações após o Botox®
Imagem: Shutterstock

4.      Cuidados básicos com a higiene

Lavar o rosto, aplicar os produtos de skin care e o protetor solar estão liberados. Uma das recomendações após o Botox® é reforçar o uso do bloqueador solar, pois, como é utilizada uma agulha, ela pode causar pequenas lesões nos locais de aplicação e o surgimento de hematomas.

A exposição solar desses hematomas pode causar o desenvolvimento de manchas na região, demandando muitos tratamentos para sua remoção.

5.      Espere algumas horas antes de se deitar

É recomendado que o paciente não se deite até quatro horas após a aplicação da toxina botulínica. Isso evita que o material se espalhe de forma irregular e impacte o resultado do tratamento estético.

6.      Faça a consulta de retorno

O Botox® começa a agir no organismo em 3 a 5 dias. O resultado do tratamento estético é alcançado 15 dias após a aplicação. Logo, uma das recomendações após o Botox® é fazer a consulta de retorno e verificar a necessidade de algum retoque.

Essas são algumas dicas e recomendações após o Botox®. Caso tenham restado dúvidas, agende uma consulta com o cirurgião plástico Dr. Paolo Rubez que ele ajudará a sanar todos os questionamentos.

Fontes:

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP);

Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD);

Cirurgião Plástico Dr. Paolo Rubez.