(11) 3849-1042 (11) 99687-5070 contato@drpaolorubez.com.br
Fale conosco pelo WhatsApp

Quanto tempo de repouso após a mamoplastia redutora?

Revisado por: Dr. Paolo Rubez CRM/SP: 124773 - 21 de maio de 2020

Quanto tempo de repouso após a mamoplastia redutora?

Enquanto muitas mulheres sonham em colocar silicone para aumentar o tamanho dos seios, muitas mulheres desejam o contrário: reduzir as mamas que apresentam um volume maior do que o adequado para seu peso e altura. Nesse caso, elas precisarão realizar um procedimento cirúrgico chamado mamoplastia redutora.

A mamoplastia redutora é um procedimento que pode ser feito tanto por questões estéticas como para melhorar a saúde e qualidade de vida das mulheres. O principal objetivo, como o nome indica, é a redução dos seios — o que é feito a partir da remoção do excesso de gordura, de pele e de tecido glandular. O resultado deve ficar bonito e esteticamente proporcional ao tamanho do corpo da paciente.

Mamoplastia redutora: para quem é indicada?

Há diversos casos em que a cirurgia de mamoplastia de redução é indicada. Por exemplo, mulheres que sentem dores constantes nas costas por causa do peso dos seios, apresentam mamas flácidas e pendentes, bico no seio na linha mamária ou abaixo dela ou nos casos em que os seios limitam a realização de uma atividade física — especialmente as de impacto, como corrida.

Pessoas que fumam não são indicadas a fazer o procedimento, já que o cigarro pode prejudicar a recuperação. É muito importante que, ao decidir realizar a cirurgia, a paciente tenha uma visão realista dos possíveis resultados e que faça o procedimento para satisfazer a si mesma, e não a outra pessoa.

Como é feita a redução dos seios?

A cirurgia de mamoplastia redutora é dividida em 5 etapas. São elas:

  • Etapa 1: o primeiro passo é a anestesia, que pode ser a geral ou sedação intravenosa. O médico é quem decidirá a melhor opção para cada caso;
  • Etapa 2: realização da incisão, que pode ser feita de diferentes maneiras, mas a ideia é que a cicatriz fique sempre escondida pelo sutiã ou mesmo pelo biquíni;
  • Etapa 3: remoção dos tecidos e da gordura, além do reposicionamento do seio e da aréola;
  • Etapa 4: é o momento de fechar a incisão fazendo uma sutura profunda para sustentar os seios e outra para fechar a pele;
  • Etapa 5: é o momento é que o resultado já pode ser visto, ou seja, logo após a cirurgia a paciente já poderá sentir e ver os seios menores.

Como é a preparação pré-operatória?

Para realizar a cirurgia de redução da mama é preciso entregar os exames laboratoriais solicitados e fazer uma avaliação médica no consultório. Pode ser preciso fazer ajustes nos medicamentos já utilizados pela paciente, ou então introduzir novos. Conforme citado, caso a paciente seja fumante, é preciso suspender o consumo de cigarro com pelo menos 30 dias de antecedência da mamoplastia redutora.

É preciso também realizar uma mamografia e parar de utilizar medicamentos como aspirinas, anti-inflamatórios e outras substâncias que podem interferir na coagulação sanguínea.

Cuidados necessários no pós-cirúrgico

O momento após a cirurgia é primordial para o sucesso dos resultados. A mama ficará inchada por algum tempo, o que é perfeitamente normal, e a paciente deve usar sempre o sutiã cirúrgico, tirando apenas para tomar banho. Também será necessário tomar medicações para evitar infecções e reduzir o processo inflamatório natural da região.

Em casos de excesso de edema — líquido produzido pelo processo inflamatório — pode ser necessário o uso de drenos na região por um certo tempo.

O tempo de recuperação varia para cada paciente, porém, a média é de 1 mês com uso constante do sutiã cirúrgico. Também é necessário ficar 30 dias sem praticar exercícios, pelo menos 5 dias longe do trabalho e 4 sem dirigir. A mamoplastia redutora, portanto, causa algumas restrições, mas é por pouco tempo e os resultados ficam para toda a vida. Para saber mais, agende uma consulta com um cirurgião plástico.

Fontes:

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica;

Clínica de Cirurgia Plástica Dr. Paolo Rubez.