O procedimento cirúrgico demanda alguns exames para o médico estar por dentro do quadro clínico do paciente
A rinoplastia é um procedimento cirúrgico geralmente buscado por quem pretende harmonizar melhor o formato do nariz com os traços do rosto. Ao tomar a decisão de se submeter a esse procedimento cirúrgico, o paciente deve ter um cuidado especial com os principais exames para uma rinoplastia.
Os exames corretos são fundamentais para um bom resultado na cirurgia e um pós-operatório mais tranquilo, já que eles são capazes de indicar a condição de saúde do paciente e preparar os médicos para possíveis imprevistos. Confira os principais exames para uma rinoplastia.
Índice
Os principais exames para uma rinoplastia são recomendados pelos cirurgiões para que eles possam ter clareza quanto ao quadro clínico do paciente, facilitando o processo de entender qual a melhor estratégia para aquele caso. Entre os principais exames para uma rinoplastia, podemos citar:
Na avaliação física, o profissional de saúde será capaz de avaliar questões sobre o estado de saúde geral do paciente. Aqui, serão investigadas possíveis doenças que possam interferir no procedimento cirúrgico, como hipertensão, diabetes e problemas cardíacos.
Para analisar a saúde do coração, o eletrocardiograma é fundamental, já que ele é responsável por detectar a atividade elétrica do coração.
Caso o paciente tenha alguma doença cardíaca, os principais exames para uma rinoplastia devem ser capazes de identificar essa condição, porque situações como arritmias e infartos prévios podem afetar negativamente o procedimento cirúrgico.
Para analisar o metabolismo e a capacidade de coagulação do paciente, um dos principais exames para uma rinoplastia é o hemograma completo. Além dele, é comum também que o médico peça por um exame de bioquímica básica, para entender a função renal e a glicemia.
Esses exames de sangue serão capazes de detectar a presença de anemias, diabetes e outras doenças. Os que costumam ser pedidos são:
No caso de mulheres em idade reprodutiva que farão a cirurgia, um dos principais exames para rinoplastia solicitados é o exame de gravidez, mais conhecido também como beta HCG. Ele é fundamental, já que em casos de gravidez a cirurgia deverá ter uma atenção especial do médico ou deverá ser adiada.
Fundamental principalmente para o período de pós-cirurgia, o coagulograma avalia se a coagulação do sangue está dentro dos níveis de normalidade. Também é possível analisar se há a presença de alguma doença hemorrágica.
O último entre os principais exames para rinoplastia é o exame de imagem. A tomografia computadorizada é produzida através de imagens criadas a partir da exposição à radiação. A partir dela é possível analisar órgãos e tecidos de uma maneira mais detalhada e completa do que a radiografia convencional.
Aqui, é possível fazer a radiografia do tórax, mais conhecida como raio-X, para avaliar se está tudo bem com a caixa torácica, pulmões e coração do paciente.
Também é recomendado fazer a tomografia dos seios da face para analisar a anatomia do nariz. Através desse exame, situações como desvio de septo e rinossinusites podem ser identificadas e tratadas já na cirurgia de rinoplastia.
Todos os exames solicitados pelo médico cirurgião responsável devem ser feitos antes da cirurgia de rinoplastia. Isso garante um procedimento mais assertivo e uma recuperação mais tranquila para o paciente.
Saiba mais sobre os exames necessários para uma rinoplastia agendando uma consulta! – https://drpaolorubez.com.br/agendar-consulta//.
Fontes:
Lifting facial ou preenchimento? Veja aqui
Veja Saúde, a maior e melhor revista de medicina, nutrição e bem-estar do Brasil, clique…