(11) 3849-1042 (11) 99687-5070 contato@drpaolorubez.com.br
Fale conosco pelo WhatsApp

Otoplastia

A otoplastia é conhecida como a cirurgia plástica para correção das orelhas de abano. É um procedimento estético facial consideravelmente simples, que impacta diretamente na qualidade de vida do paciente, visto que está correlacionado à autoestima de quem opta por realizá-lo.

Realizada por meio do reposicionamento das orelhas proeminentes para uma angulação mais próxima à cabeça do paciente, gerando como resultado uma orelha esteticamente normal, a otoplastia é um procedimento, na maioria das vezes, realizado em crianças (a partir dos 7 anos de idade), mas que também pode ser feito em adultos.

A

Como é realizada a otoplastia?

Orelhas consideradas esteticamente normais possuem reentrâncias, saliências e angulações que as pessoas identificadas com orelhas de abano não possuem, fazendo com que as estruturas externas da orelha apresentem um formato “aberto”.

Durante a cirurgia plástica da orelha, o especialista realiza uma incisão vertical na parte posterior da orelha do paciente, promove o descolamento da pele em relação à cartilagem, realiza a remodelação dos relevos e corrige a angulação das orelhas em relação à cabeça do paciente. O resultado é obtido por meio de suturas e da remoção de fragmentos de cartilagens em excesso. Após modelar as reentrâncias da orelha do paciente, a pele é esticada e o excesso é removido. Então o cirurgião plástico sutura e conclui o procedimento.

Uma otoplastia, geralmente, demora cerca de 1h30 a 2h, o que permite que o paciente receba alta do hospital no mesmo dia, dependendo da anestesia utilizada, que pode ser geral ou local com auxílio de sedação. Nos casos em que é utilizada a anestesia geral (uma técnica considerada muito segura), o efeito da anestesia exige que o paciente permaneça por mais tempo no hospital, podendo ser indicada uma internação de até 24 horas.

Apesar de envolver a correção de uma região muito característica, correlacionada com a aparência do paciente, a otoplastia pode ser realizada, preferencialmente, a partir dos 7 anos, visto que é uma idade na qual a criança possui cerca de 85% da estrutura da orelha desenvolvida e é a fase em que passa a sofrer “bullying” na escola. Contudo, caso a pessoa tenha interesse, não há restrições para que a otoplastia seja feita na adolescência e na fase adulta.

A

Como é a recuperação da otoplastia?

A cirurgia plástica da orelha é considerada um procedimento que causa pouca dor no pós-operatório e proporciona resultados muito satisfatórios, com aspecto final natural.

O paciente pode voltar à escola ou ao trabalho dentro de sete dias após a cirurgia, mas só poderá retomar as atividades mais pesadas, como a prática de esportes de contato depois de um mês.

As demais considerações a respeito da recuperação, bem como sobre os retornos necessários ao cirurgião plástico, deverão ser passados pelo especialista e podem variar de acordo com cada caso.

Caso os pais estejam cogitando a ideia de realizar a cirurgia plástica de correção de orelha de abano, principalmente se for um fator que esteja causando dificuldades sociais à criança, bem como um paciente adulto tenha interesse em realizar o procedimento, é indicado procurar um profissional de confiança, especialista em cirurgias plásticas estéticas, para esclarecer todas as dúvidas antes do procedimento.

Agende sua Consulta

Preencha o formulário ao lado para agendar a sua consulta com o Dr. Paolo Rubez. Em breve entraremos em contato para confirmar.