A cirurgia plástica de ritidoplastia, também conhecida como lifting facial, é realizada para corrigir o envelhecimento facial. Devido a isso, é, atualmente, um dos procedimentos estéticos faciais mais procurados, principalmente por mulheres. A ritidoplastia tem como principal objetivo melhorar e reduzir os sinais mais avançados da idade, tais como:
Índice
Com o passar do tempo, a pele tem a elasticidade reduzida, associada essa questão à força da gravidade e a perda de tonicidade muscular da face, é natural surgirem as famosas rugas, vincos, entre outras marcas naturais do envelhecimento.
A técnica de lifting facial possui o propósito de amenizar a aparência de todos esses fatores. No entanto, ela é ainda mais indicada para os casos nos quais o surgimento desses sinais do avanço da idade geram desconforto ou insatisfação em relação à própria aparência.
De um modo geral, o procedimento é indicado para pessoas que apresentam envelhecimento da face, que pode ser acelerado por fatores, como:
A ritidoplastia é realizada com o intuito de remover o excesso de pele e corrigir a flacidez, decorrente da ação do tempo, associada ao reposicionamento das estruturas faciais profundas. Desse modo, o especialista em cirurgias estéticas faciais consegue reverter boa parte do efeito do envelhecimento na face da paciente.
Ela pode ser realizada utilizando técnicas diferentes, que estão relacionadas, principalmente, à região específica do rosto em que a paciente possui maior interesse em rejuvenescer. Dessa forma, a técnica pode ser realizada em três partes diferentes da face, sendo subdividida em três tipos. São eles:
Todos os procedimentos de lifting facial são realizados sob anestesia, sendo, na maioria dos casos, empregada a anestesia geral.
Além disso, é comum que a ritidoplastia seja associada a outros procedimentos estéticos, como a blefaroplastia, quando a região das pálpebras também estiver comprometida, e a lipoaspiração, para remover a gordura retida na região abaixo do queixo e da mandíbula.
Apesar de ser considerado pelos especialistas em cirurgias plásticas como um pós-operatório de pouca dor, a recuperação da ritidoplastia é um período caracterizado por bastante inchaço e roxidão da face.
A paciente pode voltar ao trabalho em cerca de catorze dias após o procedimento estético. As atividades mais pesadas podem ser retomadas após 4 ou mais semanas, de acordo com cada caso. Os hematomas devem começar a desaparecer em, aproximadamente, sete a dez dias.
A exposição ao sol deve ser limitada durante 90 dias após a cirurgia de ritidoplastia, sendo totalmente liberada apenas 6 meses depois do procedimento. Recomenda-se o uso de protetor solar que proporcione alta proteção contra raios UVA e UVB (ultravioletas). Por ser um procedimento relacionado diretamente à aparência facial da paciente, é fundamental buscar um especialista em cirurgias plásticas de confiança, que, de preferência, seja membro da SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgias Plásticas) e passe segurança.