A lipoaspiração é a cirurgia plástica mais realizada tanto em mulheres (ao lado da mamoplastia de aumento) quanto nos homens.A alta procura pela lipoaspiração entre homens deve-se à capacidade do procedimento de reduzir ou eliminar gorduras localizadas, proporcionando um aspecto mais jovem e um corpo com melhor contorno àqueles que se submetem ao procedimento.
Entre os homens, os locais nos quais a lipoaspiração é mais comum são as papadas, flancos (onde se concentram os pneuzinhos) e abdome. Portanto, homens não só podem fazer a lipoaspiração, como este é o procedimento mais indicado para atender diversas demandas estéticas masculinas.
Índice
O nome do procedimento significa lipo = gordura + aspiração, ou seja, a técnica visa apenas a retirada da gordura localizada, não sendo indicada caso o objetivo seja redução de peso, por exemplo.
Independentemente do candidato à lipoaspiração ser homem ou mulher, ele deve atender a alguns critérios médicos:
A técnica é bastante segura, desde que as indicações médicas sejam cumpridas pelo paciente. Além dos exames antes do procedimento, deve-se ficar atento aos cuidados do pós-operatório.
Não há diferenças qualitativas no procedimento quando o paciente é homem ou mulher. Uma diferença que pode existir é que a gordura no corpo masculino é mais homogênea, sendo mais difícil de ser esculpida. Entretanto, esse aspecto não altera a natureza da intervenção estética.
Para realizar a lipoaspiração masculina são feitas incisões de menos de 1 centímetro nos locais que concentram a gordura localizada. Por meio de cânulas inseridas nessas incisões e conectadas a um aparelho, a gordura é aspirada.
O volume máximo de gordura que pode ser aspirada em uma cirurgia é determinado pela extensão da área a ser operada e pelo peso do paciente, ressaltando que como o objetivo da intervenção não é a perda de peso, esse volume consiste na retirada da gordura dos locais que mais incomodam o paciente.
O objetivo da lipoaspiração masculina deve ser um corpo mais esculpido, sem perder a proporção entre tórax, abdome e quadril.
Após exames físicos e clínicos e uma avaliação do quadro de saúde do paciente, o cirurgião plástico avaliará a viabilidade do procedimento, assim como o quanto de gordura poderá ser retirada, visando proporcionar segurança.
O pós-operatório não é diferente entre homens e mulheres. A alta hospitalar deve ocorrer em até 24 horas. Nas primeiras horas a ingestão de líquidos e alimentos deve ser balanceada de acordo com a indicação médica. Após o alta é necessário:
As dores nos primeiros dias não são tão intensas, podendo ser amenizadas com medicamentos prescritos pelo cirurgião plástico. Portanto, a lipoaspiração pode ser realizada por homens, sendo indicado procurar um médico de confiança para conduzir o procedimento.
Lifting facial ou preenchimento? Veja aqui
Veja Saúde, a maior e melhor revista de medicina, nutrição e bem-estar do Brasil, clique…