Os homens estão cada vez mais vaidosos e em busca de tratamentos estéticos. Dentre essa grande procura está a harmonização facial masculina, que já teve a adesão do DJ Alok e outras celebridades.
A harmonização facial masculina procura ressaltar características do rosto masculino, tornando-os mais proeminentes e harmônicos com as demais partes da face.
Segundo o cirurgião plástico, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), Dr. Paolo Rubez, o material utilizado na harmonização facial dos homens é igual ao usado na mulher, o que muda são os locais que recebem o preenchimento com ácido hialurônico.
“A intenção do preenchimento facial em homens é ressaltar as características faciais masculinas”, explica o especialista. Desta forma alguns pontos em específico são manipulados na técnica, sendo eles:
A harmonização facial masculina pode ser complementada com a aplicação da toxina botulínica. Com a toxina, se diminui a presença das rugas periorbitais — os temidos pés de galinha — minimiza e/ou melhora o aspecto das linhas e rugas de expressão, assim como evita o surgimento das rugas na glabela, parte localizada entre os olhos.
Índice
Dr. Paolo Rubez explica que os homens desejam ter um rosto mais quadrado, com um ângulo de mandíbula marcado e o mento (queixo) mais proeminente.
“Esteticamente, o homem tem características faciais distintas das mulheres. Na harmonização facial em homens evidenciamos o mento, tornando-o maior, marcamos mais a mandíbula. Poucos retoques nos lábios são necessários e eu, particularmente, não vejo necessidade de fazer rinomodelação”, diz Rubez. Para o cirurgião, ao manipular o mento e a mandíbula é possível evidenciar as características de um rosto masculino mais harmônico.
O preenchimento facial com ácido hialurônico cumpre bem o seu papel e consegue evidenciar todos os pontos ressaltados. A única questão é que as melhorias não são permanentes. O produto é reabsorvido pelo organismo em cerca de 18 meses, sendo necessária a realização de uma nova harmonização facial masculina, passado o período.
Antes de se submeter à harmonização facial masculina, o paciente terá suas proporções faciais analisadas pelo profissional, neste caso, um cirurgião plástico.
Será medido o ângulo da mandíbula, a projeção do queixo em relação ao nariz e todos os pontos que receberão o preenchimento serão marcados pelo cirurgião.
O preenchedor de ácido hialurônico é injetado nesses locais com o auxílio de uma agulha. A quantidade de material é proporcional aos pontos que precisam ser preenchidos. Com o auxílio dos dedos, o profissional espalha o componente e ajuda a modelar a região.
A harmonização facial masculina é indolor, e em menos de uma hora o paciente sai do consultório com o rosto “transformado”. Não costumam surgir hematomas, apenas pontos de inchaço devido à manipulação do ácido hialurônico com uma agulha.
Os resultados oficiais do procedimento aparecem após 15 dias da administração do ácido hialurônico, sendo necessário o retorno ao consultório do médico para verificar como ficou e se existe a necessidade de pequenos ajustes.
Não são necessários cuidados meticulosos após o tratamento de harmonização facial masculina. Veja algumas indicações a seguir!
Não é necessário desespero, caso o paciente não tenha gostado da harmonização facial masculina, ele deve retornar ao consultório do profissional que fez o tratamento e solicitar que seja aplicada a enzima que suspende o efeito do ácido hialurônico, a hialuronidase.
É incomum pacientes que não gostam do resultado, uma vez que a técnica visa um resultado harmônico e poucos percebem que houve uma modificação nas características do rosto. É percebido um aspecto mais jovial e belo, não sendo fácil identificar que o paciente se submeteu a uma harmonização facial masculina.
Lifting facial ou preenchimento? Veja aqui
Veja Saúde, a maior e melhor revista de medicina, nutrição e bem-estar do Brasil, clique…