Ter um rosto simétrico e com proporções consideradas belas é a expectativa de milhares de pessoas. Veja como conseguir!
Rostos perfeitos e milimetricamente simétricos. Mesmo que padronizado, tem sido muito requisitado em consultórios de cirurgiões plásticos e dermatologistas. Tal ação reforça a relação entre a harmonização facial e a autoestima e faz com que esse nicho de atuação médica fique sempre atento às novidades e técnicas modernas.
Para entender melhor sobre como a harmonização facial e a autoestima têm andado lado a lado, veja o que a técnica é capaz de fazer na face de homens e mulheres e como alterações simples podem até melhorar o humor do paciente ao se olhar no espelho.
Índice
Entende-se por harmonização facial um conjunto de técnicas (cirúrgicas e não cirúrgicas) que alteram e corrigem pequenas assimetrias na face de um paciente. Essas assimetrias podem ser de nascença (como um nariz com a ponta caída) ou adquiridas (como as oriundas do processo natural de envelhecimento).
Dentre as técnicas de harmonização facial, podem ser destacadas:
Essas são algumas das técnicas, e, conforme ocorre a evolução do mercado, essa lista pode aumentar. Para saber quais podem ser aplicadas, é indispensável consultar-se com um especialista, seja ele um cirurgião plástico ou dermatologista.
A autoestima pode ser definida como a capacidade que um indivíduo tem de valorizar — ou não — a sua identidade, ou seja, se ele é satisfeito com a pessoa que ele é e se ele se valoriza. Muitos condicionam a autoestima apenas a questões estéticas, mas ela também envolve fatores psicológicos e percepção de autoimagem.
A harmonização e a autoestima têm relação direta, pois o procedimento ajuda esse indivíduo a se ver com mais valor ou mais belo, já que muda aspectos do rosto de forma a alegrar quem se submeteu a ele.
Uma leve arqueada na sobrancelha com a toxina botulínica pode rejuvenescer 10 anos, assim como se livrar da papada pode elevar qualquer moral. Logo, a estética pode influenciar diretamente na autoestima de uma pessoa e torná-la mais confiante de si.
Quando abordado pela visão estética, a harmonização facial aperfeiçoa traços da face de um indivíduo. É possível elevar a ponta do nariz e minimizar o osso proeminente, trazendo mais leveza ao visual. Ao se remover a papada, é percebido um efeito lifting e de emagrecimento. Os bioestimuladores ajudam a diminuir a flacidez e, quando combinados com os preenchedores, tiram ao menos 10 anos do semblante do paciente.
Em resumo, a técnica, quando respeita as características físicas e étnicas do paciente, pode trazer resultados impressionantes.
A harmonização facial é indicada a homens e mulheres que querem melhorar o que veem no espelho. As técnicas podem, ainda, ser aplicadas como preventivas ao envelhecimento. A toxina botulínica e os bioestimuladores cumprem bem esse papel, bem como o de correção de pequenos desequilíbrios da face.
O mais importante é que as pessoas entendam que a harmonização facial e a autoestima até andam lado a lado, mas, se não houver aceitação da própria imagem, os procedimentos nunca serão efetivos.
Fonte:
Lifting facial ou preenchimento? Veja aqui
Veja Saúde, a maior e melhor revista de medicina, nutrição e bem-estar do Brasil, clique…