(11) 3849-1042 (11) 99687-5070 contato@drpaolorubez.com.br
Fale conosco pelo WhatsApp

Principais dúvidas sobre rinoplastia

Revisado por: Dr. Paolo Rubez CRM/SP: 124773 - 28 de novembro de 2019

Principais dúvidas sobre rinoplastia

A rinoplastia é um procedimento que oferece mudanças significativas na autoestima do paciente. Isso porque, o órgão fica localizado no centro do rosto, logo, qualquer alteração nele gera impactos em toda a face. Por conta disso, é comum ver as pessoas interessadas na cirurgia terem dúvidas sobre a rinoplastia.

Antes de se submeter ao procedimento é fundamental que o paciente esclareça as dúvidas sobre rinoplastia para se preparar tanto psicologicamente quanto financeiramente. Dessa forma, o indivíduo saberá o que esperar da cirurgia plástica no nariz, realizando todas as etapas com o cuidado necessário para obter o melhor resultado possível.

O cirurgião plástico Dr. Paolo Rubez respondeu aos principais questionamentos dos pacientes sobre a plástica no nariz. Confira a seguir o que saber antes da rinoplastia.

Como funciona a cirurgia plástica no nariz?

A rinoplastia pode ser primária (quando é feita pela primeira vez) ou secundária (quando é necessário refazer a plástica no nariz) e o cirurgião pode utilizar as técnicas fechada ou aberta, dependendo do tipo de cirurgia realizada. Em média, o procedimento é feito em três horas.

Uma das dúvidas sobre rinoplastia mais comuns está ligada ao tipo de anestesia adotada durante o procedimento. No geral, os cirurgiões plásticos optam pela anestesia geral por ser a mais segura, sobretudo quando a cirurgia é combina com outras técnicas como a lipoaspiração, por exemplo.

A incisão pode ser feita no interior do nariz (quando é utilizada a técnica fechada) ou na pele da base do nariz (quando é utilizada a técnica é aberta) para que o cirurgião faça o descolamento da cartilagem e do osso. Em seguida, o profissional faz a moldagem das estruturas nasais de acordo com o que pretende ser alcançado com a cirurgia.

Após o procedimento é realizado um curativo interno e é colocado uma tala plástica para que o paciente não faça movimentos bruscos na região operada. Sobre a cicatriz da cirurgia, uma das perguntas sobre rinoplastia mais frequentes, é possível deixá-la imperceptível.

Quem pode fazer a rinoplastia?

Os pacientes que pretendem fazer uma cirurgia plástica no nariz devem se encaixar em uma ou mais das situações abaixo:

  • Ter idade igual ou superior a 15 anos;
  • Obter uma autorização dos pais ou tutores responsáveis (indicado para os pacientes menores de idade);
  • Sentir incômodo com o formato do nariz ou com a respiração, uma vez que a cirurgia também traz benefícios funcionais;
  • Presença de deformidades pós-traumáticas ou congênitas no nariz.

É importante ressaltar que a recomendação da cirurgia plástica no nariz é feita pelo cirurgião plástico em consultório. Isso porque é comum os pacientes terem dúvidas sobre rinoplastia quando, na verdade, trata-se de uma questão que pode ser corrigida com uma mentoplastia.

Quais são os riscos de uma rinoplastia?

Os principais riscos da cirurgia plástica no nariz são:

  • Infecção;
  • Sangramento;
  • Reações adversas à anestesia da rinoplastia;
  • Retrações cicatriciais inadequadas.
Nariz feminino: Dúvidas sobre rinoplastia
Imagem: Shutterstock

Quanto tempo para se recuperar de uma rinoplastia?

Os cuidados no pós-operatório é um dos principais assuntos abordados ao responder às dúvidas sobre rinoplastia. O período de recuperação mínimo é de 15 dias, sendo que os pontos são removidos em até 7 dias após o procedimento cirúrgico.

Vale a pena salientar que o paciente deve seguir à risca as recomendações do cirurgião plástico para que a recuperação seja concluída com sucesso. Isso inclui cuidados com o uso dos óculos, com o protetor solar, com a alimentação, entre outros fatores. Por esse motivo, é essencial visitar o cirurgião plástico regularmente no decorrer da recuperação para que o profissional possa acompanhar a cicatrização de perto.

Dúvidas sobre rinoplastia: como ficará meu nariz?

Durante a consulta, o cirurgião plástico avaliará a estrutura da face do paciente para verificar como deixar o nariz mais harmonioso com o rosto, o que proporcionará um resultado único e de qualidade. No entanto, é possível esclarecer essa que é uma das perguntas antes da rinoplastia mais recorrentes elencando algumas vantagens da cirurgia, tais como:

  • Afinamento do nariz;
  • Redução da giba nasal;
  • Remodelação das asas do nariz;
  • Correção de tortuosidades da columela.

Perguntas antes da rinoplastia: o resultado é imediato?

Não. Como o inchaço reduz gradativamente, os primeiros sinais aparecem em um período de 30 dias após a rinoplastia. O resultado definitivo pode ser percebido após 12 meses da cirurgia.

Qual o valor de uma rinoplastia?

O custo do procedimento é uma das dúvidas sobre rinoplastia que mais interferem na tomada de decisão do paciente. Contudo, os cirurgiões plásticos não podem compartilhar essa informação via site, mídias sociais, entre outros meios de comunicação, por determinação do Conselho Federal de Medicina (CFM).

Por outro lado, uma forma de descobrir o preço da rinoplastia é compreendendo os custos atrelados à cirurgia. Alguns deles são:

  • Expertise do cirurgião;
  • Valor da mão de obra da equipe médica;
  • Medicação nos cuidados pós-operatórios;
  • Custo do centro cirúrgico, o que inclui a infraestrutura do hospital;
  • Realização de exames preparatórios, caso o paciente não tenha convênio ou a cobertura necessária para fazer as análises laboratoriais.

A rinoplastia é uma cirurgia em alta no Brasil e no exterior por proporcionar resultados que impactam diretamente a qualidade de vida do paciente. Caso tenha mais dúvidas sobre rinoplastia para esclarecer, o Dr. Paolo Rubez pode saná-las pessoalmente. Basta entrar em contato e agendar uma consulta.

Fontes

Conselho Federal de Medicina (CFM);

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).