Conheça a cirurgia que corrige a harmonia e a funcionalidade do nariz em uma só intervenção
E se fosse possível corrigir assimetrias do nariz e, ainda, problemas respiratórios que podem ser oriundos do formato desse membro? Na correção da rinosseptoplastia é possível aliar essas duas necessidades em uma só cirurgia.
Entenda o que é a correção da rinosseptoplastia e quando essa cirurgia pode ser indicada para os pacientes.
Índice
A união das técnicas de rinoplastia com as de correção da obstrução nasal é chamada de correção da rinosseptoplastia.
Essa é uma intervenção muito recomendada para pessoas que buscam melhorar a aparência do nariz, através da rinoplastia, e também corrigir as funcionalidades do nariz, que são constantemente relacionadas pelo desvio de septo.
Rinites e sensações de nariz sempre entupido são só dois dos muitos exemplos que podem envolver o desvio do septo nasal. Nesses casos, o septo nasal – a parede óssea, cartilaginosa e mucosa do nariz – não costuma ser reto e traz diversos prejuízos à saúde respiratória do paciente, com bloqueios da passagem de ar.
Não existe uma causa específica para o septo nasal não ser reto em algumas pessoas, mas processos inflamatórios e causas congênitas são algumas das possibilidades que podem fazer com que um paciente seja candidato futuro à cirurgia de correção da rinosseptoplastia.
Na correção da rinosseptoplastia, o cirurgião corrige a obstrução nasal e a aparência do nariz em casos de pacientes insatisfeitos com a harmonia total do rosto.
O procedimento é útil principalmente por unir duas técnicas em uma só internação à anestesia, o que diminui o custo do procedimento e potencializa os resultados finais.
No caso da rinoplastia, existem dois caminhos que o cirurgião poderá indicar.
Nessa situação, o paciente recebe uma pequena incisão na pele e o médico consegue visualizar toda a estrutura nasal, corrigindo casos mais complexos.
As incisões são internas, ou seja, são feitas dentro da cavidade nasal, e o paciente não terá cicatrizes externas. É um procedimento mais indicado para casos com menor complexidade.
É um procedimento indicado para pacientes com desvio de septo, ou outros problemas da cavidade nasal que sejam prejudiciais ao aparelho respiratório, e que também queiram corrigir a aparência do nariz.
O primeiro procedimento a ser realizado é sempre a correção do desvio de septo. A parte funcional é feita antes da rinoplastia em todos os casos de correção da rinosseptoplastia.
Na septoplastia, o médico corrige as obstruções dos ossos e da cartilagem do septo através de uma cirurgia robótica. Já na rinoplastia, tudo dependerá da técnica – aberta ou fechada – escolhida pelo cirurgião para cada paciente.
Com as modernas técnicas de intervenções cirúrgicas hoje as complicações pós-operatórias são cada vez menores, mas elas ainda existem.
Para evitar qualquer problema, é fundamental que o paciente sempre siga as orientações médicas e realize os exames indicados, para que o médico consiga ter uma visão ampla do seu quadro clínico.
Quando a cirurgia de correção da rinosseptoplastia é finalizada é comum que o paciente sinta dor, inchaço e leves hematomas por toda a região. Para controlar essa situação, o médico deverá indicar curativos externos.
Contar com um bom profissional também é uma parte imprescindível para um resultado final satisfatório da cirurgia de correção da rinosseptoplastia. Por isso, pesquise sobre o médico escolhido e verifique se ele é conceituado no mercado.
Saiba mais sobre esse e demais procedimentos realizados pelo Dr. Paolo Rubez agendando uma consulta!
Lifting facial ou preenchimento? Veja aqui
Veja Saúde, a maior e melhor revista de medicina, nutrição e bem-estar do Brasil, clique…