Se você não está feliz com o que vê no espelho, saiba que não está sozinho. De acordo com a Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica (ISAPS, na sigla em inglês), o Brasil realizou 1.224.300 procedimentos cirúrgicos em 2016, sem contar com os procedimentos minimamente invasivos (como injeções de botox e preenchimento facial). Mas qual a cirurgia facial mais popular?
Conheças os principais procedimentos faciais realizados no país:
Blefaroplastia
A cirurgia das pálpebras, ou blefaroplastia, é a cirurgia plástica facial mais popular do país. Durante o procedimento o excesso de pele das pálpebras superiores e inferiores, e as bolsas de gordura são retiradas, promovendo rejuvenescimento da área periorbital. Os pacientes levam de uma a duas semanas para se recuperarem..
Rinoplastia
Comumente chamada de cirurgia nasal a rinoplastia é a remodelação do nariz para torná-lo mais harmonioso com o restante do rosto de cada paciente. A rinoplastia é cada vez mais popular tanto entre homens como entre mulheres e é um procedimento seguro. Os pacientes normalmente precisam de uma a três semanas para se recuperarem.
Lifting facial
A ritidoplastia, ou lifting facial, promove o rejuvenescimento de toda a face, através do reposionamento das estruturas profundas, como músculos e gordura, e retirada do excesso de pele. O resultado é uma aparência mais jovem e com menos rugas. Um paciente leva de dez dias a três semanas para se recuperar, mas a exposição ao sol sem proteção deve ser suspensa por pelo menos 3 meses após a cirurgia.
Bichectomia
A bichectomia é a retirada de uma bola de gordura, a chamada Bola de Bichat, da região das bochechas, através de uma incisão pequena por dentro da boca. É uma cirurgia que apresenta procura crescente nos últimos anos. Ela promove um afinamento no rosto e por isto, tem indicação restrita para as pacientes que tenham excesso de gordura e volume na região das bochechas. A recuperação é de alguns dias.
Otoplastia
É a cirurgia para correção das orelhas de abano, que causam muito sofrimento aos pacientes, especialmente as crianças. É por esse motivo que as crianças compõem a maioria dos pacientes submetidos a otoplastia. A cirurgia é rápida, e realizada através de uma incisão atrás das orelhas, que permite acesso para remodelar as cartilagens e aproximá-las da cabeça. Após a cirurgia é preciso utilizar uma faixa específica para manter as orelhas na nova posição, por pelo menos 1 mês.