Fale conosco pelo WhatsApp

Como escolher um cirurgião plástico?

Mulher olha em espelho depois de cirurgia plástica
Imagem: Shutterstock

O desejo de realizar um procedimento estético — principalmente se ele visa reconquistar a autoestima e qualidade de vida do indivíduo — pode trazer grande euforia pelos resultados que a intervenção pode oferecer. Entretanto, ainda que existam muitos detalhes que devem ser considerados, o primeiro passo que o paciente deve se atentar é em como escolher um cirurgião plástico.

Quem sabe como escolher um cirurgião plástico tem mais chances de conseguir encontrar um profissional especializado e que realize o procedimento de maneira correta. Assim, é possível alcançar os melhores resultados dentro dos objetivos da cirurgia escolhida.

Embora os resultados sejam extremamente importantes, o momento de escolher um cirurgião requer atenção a outros detalhes essenciais. O paciente pode prezar, por exemplo, por realizar sua cirurgia em um ambiente referenciado e de qualidade, com um profissional que esteja devidamente preparado para lidar com quaisquer intercorrências que possam acometer o paciente durante a cirurgia.

Ao decidir realizar uma cirurgia plástica, existem algumas etapas que podem ajudar a encontrar um profissional capacitado, evitando que seu sonho resulte em um procedimento mal sucedido.

Como escolher um cirurgião plástico?

Capacitação

Uma das etapas fundamentais para saber como escolher um cirurgião plástico consiste em realizar uma pesquisa acerca da capacitação do profissional. Para se assegurar que o cirurgião escolhido é de fato capacitado para atender e realizar o procedimento, basta verificar se ele é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), órgão oficial da Associação Médica Brasileira e Conselho Federal de Medicina.

Ao escolher um cirurgião associado à SBCP, você tem a certeza de que o profissional:

  • Possui treinamento necessário para realizar todo tipo de cirurgia plástica;
  • Respeita um código de ética bem definido;
  • Completou um treinamento de especialização em cirurgia geral de, no mínimo, cinco anos, sendo três de deles em cirurgia plástica;
  • Opera apenas em instalações médicas credenciadas.

Outra consulta válida é utilizar a página do Conselho Federal de Medicina (CFM), verificando se o cirurgião plástico escolhido está habilitado para realizar o procedimento.

Preço

Outro fator imprescindível para saber como escolher um cirurgião plástico é o preço do procedimento. Embora seja natural procurar por valores mais acessíveis, é preciso evitar escolher um especialista levando em conta apenas a precificação de seus procedimentos.

Vale lembrar que, no valor de uma cirurgia, estão inclusos itens indispensáveis para garantir a segurança do paciente — como uma equipe médica, produtos de qualidade e o custo do local em que o procedimento será realizado. Para evitar possíveis riscos, se torna fundamental ter uma estrutura pronta e com os equipamentos necessários para qualquer intercorrência que possa acometer o paciente.

Um procedimento mais barato pode indicar um risco na qualidade dele, interferindo principalmente na segurança do paciente.

Ética

Outro aspecto fundamental e que vale a pena se atentar para entender como escolher um cirurgião plástico diz respeito à sua ética e profissionalismo do médico.

O cirurgião plástico deve compreender os desejos de seu paciente, mas também ser capaz de alinhar suas expectativas com o que de fato pode ser alcançado a partir da intervenção. Dependendo do caso, pode ser necessário optar por outra cirurgia ou procedimento menos invasivo.

É sempre importante desconfiar de cirurgiões que garantem um resultado ou que prometam replicar um procedimento realizado em uma celebridade. Um bom profissional respeita a individualidade do paciente, sendo claro quanto aos resultados que podem ser alcançados.

Se ficou alguma dúvida, não hesite, agende outra consulta ou troque de profissional se não se sentir confiante. É necessário ter em mente que se sentir confortável com o médico de sua preferência faz parte do processo de como escolher um cirurgião plástico. Caso queira conhecer o trabalho do cirurgião plástico Dr. Paolo Rubez, basta entrar em contato!