Fale conosco pelo WhatsApp

Cirurgia para arrebitar o nariz

Médica utiliza instrumento para tirar curativos da rinoplastia
10 nov, 2020

A cirurgia recomendada para arrebitar o nariz é a rinoplastia, mas o procedimento deve ser alinhado previamente para avaliação detalhada do caso. Saiba mais aqui!

A rinoplastia é o procedimento indicado para pessoas que procuram por uma cirurgia para arrebitar o nariz, mas também pode atender outras demandas estéticas relacionadas à aparência e funcionamento nasal. A intervenção é indicada principalmente se o indivíduo apresenta alguma característica indesejada ou se o nariz não é harmônico com o restante da face.

A opção pela rinoplastia para arrebitar a ponta nasal ou promover outras alterações estéticas deve ser conversada com um cirurgião plástico de confiança, decidindo pela intervenção cirúrgica após confirmação de que se trata da técnica mais indicada ao caso. Saiba mais a seguir!

Quais são as indicações da cirurgia para arrebitar o nariz?

Pensando especificamente na cirurgia para arrebitar o nariz, a recomendação do procedimento ocorre quando a aparência da ponta nasal é desarmônica com a face ou se apresenta um caimento inestético. Entre as situações mais comuns destacam-se:

  • Nariz adunco: nesse tipo de nariz, a ponta é projetada para baixo, sendo que essa característica pode intensificar-se com a idade ou mesmo quando o paciente sorri. Um aspecto relevante é que esse tipo de nariz não é tão comum no Brasil;
  • Nariz caucasiano: este é o tipo de nariz mais comum no Brasil, sendo que a ponta nasal pode ser um pouco protuberante. A cirurgia para arrebitar o nariz auxilia a amenizar essa característica da ponta nasal.

Mesmo que seu tipo de nariz não seja adunco ou caucasiano, o paciente pode identificar um aspecto indesejado na ponta do nariz. Uma vez que a rinoplastia é uma cirurgia com indicações predominantemente estéticas, a insatisfação do paciente justifica a intervenção, na maior parte dos casos.

Uma dúvida comum é porque a ponta do nariz cai, e uma das explicações é a idade. Com o passar dos anos e menor produção de colágeno e elastina, a pele tende a ficar mais flácida e com menos tônus muscular, podendo resultar no caimento indesejado na ponta nasal.

Nesses casos, mesmo uma pessoa que não tinha incômodos com a aparência da ponta do nariz na juventude, pode identificar que precisa de uma rinoplastia em outro momento da vida.

Qual o valor de uma cirurgia plástica no nariz?

Apesar de o valor da cirurgia plástica no nariz ser motivo de curiosidade e interesse por parte dos pacientes, ele só poderá ser informado após uma avaliação individualizada, em que são identificadas as necessidades particulares do paciente.

Dessa forma, não é possível saber o custo da rinoplastia sem uma consulta com o cirurgião plástico. No entanto, o paciente deve considerar fatores que interferem no preço, tais como: especialista em rinoplastia e seu honorário, internação hospitalar e centro cirúrgico, anestesista, equipe médica, exames e outros.

Como a rinoplastia é realizada e ajuda a arrebitar o nariz?

Na rinoplastia, o cirurgião plástico faz uma incisão cirúrgica que viabiliza a ampla visão das estruturas nasais e reconfiguração estética, possibilitando a remoção de tecidos que estejam em excesso, reposicionamento de estruturas e uso de enxertos (autógenos ou não) para aumentar ou remodelar algum aspecto do nariz.

Dessa forma, a cirurgia para arrebitar o nariz entrega a estética desejada ao remodelar a ponta nasal e reforçar as estruturas da ponta para que não haja um caimento que comprometa a estética.

A rinoplastia pode arrebitar o nariz e promover outras alterações estéticas no nariz, conforme desejo do paciente e avaliação especializada. Caso o procedimento inclua apenas a alteração da ponta, pode ser realizado com anestesia local e sedação, de forma que o paciente receba alta hospitalar no mesmo dia.

Quais os benefícios da cirurgia de nariz?

Existem diferentes tipos de cirurgia do nariz para atender demandas variadas. Em geral, utiliza-se a técnica aberta com incisão pela columela ou fechada, com incisão interna no nariz. Os benefícios da cirurgia para arrebitar o nariz são vários, incluindo:

  • Resultado natural e harmônico com a face;
  • Correção das características indesejadas no nariz;
  • Aumento da satisfação pessoal;
  • Recuperação rápida.

Os bons resultados da rinoplastia explicam porque esse procedimento está entre as intervenções cirúrgicas mais realizadas no País. Antes de decidir pela cirurgia para arrebitar o nariz, porém, é importante uma avaliação especializada com um cirurgião plástico. Quer saber mais? Converse com nossa equipe!

 

Fontes:

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica;

Dr. Paolo Rubez – Instituto Rubez de Cirurgia Plástica.

Sobre o autor
Formado na Escola Paulista de Medicina / Unifesp, é especialista em cirurgia plástica e cirurgia da enxaqueca. Além disso, passou por sete estágios em Cleveland, nos EUA, na University Hospitals, para se aprimorar em Rinoplastia.