Tudo sobre o procedimento que melhora a harmonia do nariz no rosto dos pacientes
A insatisfação com a aparência do nariz pode levar algumas pessoas a buscar algumas correções visuais pela cirurgia estética de nariz, uma técnica de cirurgia plástica amplamente buscada, capaz de remodelar, aumentando ou diminuindo, o tamanho do nariz dos pacientes, a fim de melhorar a autoestima e, consequentemente, a qualidade de vida.
Índice
Para aumentar a autoestima dos pacientes, a cirurgia estética de nariz costuma ser muito procurada. Ela é ideal em casos de insatisfação com o tamanho, projeção da ponta ou formato das asas nasais.
Essa também é uma técnica buscada por pacientes que procuram reduzir a giba óssea, um pedaço de osso mais protuberante que fica localizado perto da ponta das narinas, geralmente comum em pessoas com descendência europeia.
Alguns dos principais pontos que incomodam os pacientes que buscam pela cirurgia estética de nariz são:
Cada paciente tem a sua própria identidade genética para o tamanho das asas das narinas. Em alguns, o tamanho pequeno ou grande demais pode deixar a harmonia do rosto desproporcional, o que faz com que busquem na cirurgia estética de nariz um tamanho mais harmônico.
Na redução das asas nasais, pacientes com a região muito ampla têm o tecido das asas reduzidos para uma aparência mais agradável.
A giba óssea mais protuberante costuma incomodar homens e mulheres que não gostam da assimetria no nariz. O ossinho a mais geralmente é quebrado ou lixado pelo cirurgião, o que o deixa mais sútil na harmonia geral do rosto com o nariz.
Mesmo com muitas buscas por cirurgia estética de nariz que reduzem o tamanho da cartilagem ou do osso, algumas pessoas buscam aumentar o tamanho do nariz para deixá-lo mais evidente no rosto. Também é comum que seja uma cirurgia de reparação após acidentes.
A rinoplastia estética pode ser feita de duas formas:
Também é conhecida como exorrinoplastia, já que o médico cirurgião faz uma incisão entre as narinas da base do nariz. O procedimento é mais recomendado quando a cirurgia é delicada, ou seja, envolve mais técnica do cirurgião plástico.
É comum que a cirurgia estética de nariz aberta seja feita em pacientes com fissuras ou em rinoplastias secundárias, que precisam de uma maior visibilidade para o sucesso do procedimento.
Essa é a técnica chamada de endonasal, com incisões pequenas e feitas dentro das narinas, escondidas entre as cavidades nasais. Em geral, esta costuma ser a técnica com cicatrizes menos aparentes.
Neste tipo, detalhes como a giba óssea costumam ser alinhados para melhorar a autoestima do paciente.
Assim como toda cirurgia plástica, a cirurgia estética de nariz precisa de alguns cuidados pré e pós-operatório. Antes do procedimento, o ideal é sempre alinhar com o médico as expectativas e a possível suspensão de uso de medicamentos.
Após a cirurgia, as recomendações são geralmente as mesmas e envolvem:
Com a escolha de um bom cirurgião e consultas claras, alinhando sempre a expectativa entre o paciente e o resultado real, é possível que a cirurgia melhore a autoestima do paciente.
Para isso, é muito importante que o profissional escolhido tenha conhecimento e experiência, já que é ele quem vai alinhar com o paciente o tipo de cirurgia, determinar um bom pós-operatório e evitar problemas, como edemas e equimoses.
Quanto à técnica escolhida de cirurgia estética de nariz aberta, o tempo de recuperação é um pouco maior, já que a cicatriz demora alguns meses para desaparecer. No entanto, o local da incisão é discreto e não costuma incomodar o paciente.
Saiba mais sobre esse e demais procedimentos realizados pelo Dr. Paolo Rubez agendando uma consulta!
Fontes:
Lifting facial ou preenchimento? Veja aqui
Veja Saúde, a maior e melhor revista de medicina, nutrição e bem-estar do Brasil, clique…