O crescimento anormal das adenoides pode causar problemas respiratórios a longo prazo
Conhecido popularmente como carne esponjosa no nariz, o inchaço das adenoides pode ser um problema para muitas pessoas que sentem a dificuldade da passagem do ar do nariz para os pulmões por conta dessa anormalidade.
Para entender melhor sobre o problema da carne esponjosa no nariz, separamos as principais causas e os tratamentos disponíveis. Continue a leitura.
Índice
As adenoides, ou cornetos nasais, são estruturas internas do nariz, chamadas de glândulas linfoides, que ficam entre o nariz e a garganta e podem dificultar a passagem do ar quando incham e se transformam na carne esponjosa do nariz.
Quando estão normais, as adenoides protegem o corpo contra vírus e bactérias, mas podem ser um problema para a respiração quando crescem de maneira anormal.
É comum que a carne esponjosa no nariz aconteça na infância, quando existe um aumento do tecido daquela região. A anormalidade desse crescimento faz com que a adenoide bloqueie a passagem do ar pelo nariz, trazendo uma sensação de falta de ar nos pacientes.
Apesar de ser mais comum entre as crianças, também é possível que as adenoides sofram alterações ao longo do tempo, já na idade adulta. Algumas doenças, como tumores, câncer ou a infecção pelo vírus HIV, podem ser responsáveis pela hipertrofia das glândulas linfoides.
O médico costuma avaliar a presença da carne esponjosa no nariz através de uma rinoscopia. Durante o procedimento, ele analisa as cavidades nasais com um objeto parecido com uma pinça. O exame é rápido, indolor e é a maneira mais comum de diagnóstico.
Por conta do inchaço das adenoides nas vias respiratórias, os principais sintomas da carne esponjosa no nariz estão ligados à obstrução do canal respiratório.
Esse bloqueio facilita a entrada de vírus e bactérias na região, o que aumenta as chances de o paciente desenvolver alergias, como a sinusite, e outros problemas respiratórios ou auditivos.
Entre os principais sintomas, podemos citar:
Hoje existem diversas opções de tratamento para que a carne esponjosa no nariz deixe de ser um problema para os pacientes. Entre as principais, podemos citar a intervenção medicamentosa, a cirurgia de adenoidectomia e o tratamento natural.
Para reduzir os sintomas inflamatórios, os médicos costumam receitar anti-inflamatórios, antialérgicos e até mesmo corticoides. Caso exista uma amigdalite, o profissional da saúde também poderá indicar antibióticos para tratar a doença.
A principal recomendação para o tratamento definitivo da carne esponjosa no nariz é a adenoidectomia, a cirurgia que retira as adenoides.
Esse procedimento é feito com anestesia geral e é rápido, com duração média de trinta minutos. O médico cirurgião remove as adenoides pela boca, sem a necessidade de fazer qualquer incisão no rosto do paciente.
Além da retirada das adenoides, é possível que o médico indique a remoção dos cornetos nasais ou das amígdalas, para um tratamento completo.
Um estilo de vida saudável e uma alimentação balanceada são ótimas formas de combater os sintomas da carne esponjosa no nariz. O consumo de alimentos anti-inflamatórios, como o ômega 3, e ricos em substâncias que aumentam a imunidade, como a vitamina C, são boas recomendações para a dieta do paciente.
As adenoides podem continuar crescendo, se não forem tratadas da maneira correta. Quanto maior a carne esponjosa no nariz, maior a obstrução da passagem de ar pelas vias respiratórias.
A ausência do tratamento da carne esponjosa no nariz pode provocar dores de cabeça intensas, bronquite, otite e outras doenças. Por isso, buscar ajuda médica é fundamental para conter o problema.
Saiba mais sobre o tratamento para a carne esponjosa agendando uma consulta! – https://drpaolorubez.com.br/agendar-consulta
Fonte:
Lifting facial ou preenchimento? Veja aqui
Veja Saúde, a maior e melhor revista de medicina, nutrição e bem-estar do Brasil, clique…