Tel: (11) 5093-3921 / (11) 96445-1045
Facebook do Dr. Paolo Linkedin do Dr. Paolo Instagram do Dr. Paolo Twitter do Dr. Paolo Canal do Youtube do Dr. Paolo

Qual o tempo de recuperação de uma lipoaspiração?

Qual o tempo de recuperação de uma lipoaspiração?

A lipoaspiração é um procedimento cirúrgico que visa melhorar o contorno do corpo para pacientes que assim o desejarem. Por meio de pequenas incisões e o auxílio de cânulas é realizada a aspiração do tecido gorduroso.

A técnica pode ser realizada em áreas corporais como abdome, flancos, parte interna das coxas, quadril, braços, entre outras. Os resultados obtidos com a lipoaspiração costumam ser bastante satisfatórios quando bem indicada, sendo fundamental que seja realizada dentro dos padrões estipulados pela SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica) e conduzida por um cirurgião plástico.

Apesar da grande procura, uma das principais dúvidas relacionadas com a lipoaspiração deve-se ao pós-operatório.

Como é o processo de recuperação da cirurgia?

A cirurgia da lipoaspiração tem duração variável conforme a quantidade de gordura a ser retirada e tamanho da área tratada. Após finalizado o procedimento, o paciente deve permanecer internado por cerca de 24 horas, garantindo a estabilização do quadro antes da alta médica para casos mais complexos. Caso a intervenção seja simples, é possível obter alta no mesmo dia.

Durante o período de recuperação da cirurgia é comum que haja desconfortos ao movimentar a área operada, mas as dores são controladas por meio dos analgésicos prescritos pelo médico.

O processo de recuperação da lipoaspiração inclui o uso de cinta modeladora por até dois meses após a realização do procedimento, visando alcançar resultados mais satisfatórios. A cinta é indicada para reduzir o inchaço e melhorar a modelação da área operada.

Outro cuidado muito importante no pós operatório é a realização de sessões de drenagem linfática com um profissional especializado, para melhorar o inchaço e  diminuir a chance de fibroses.

Qual o tempo de duração de repouso e recuperação?

A recuperação da lipoaspiração, diferentemente do que muitas pessoas acreditam, é bastante rápida. O tempo necessário para retomar as atividades varia bastante de acordo com a extensão da área operada, sendo importante respeitar os períodos de repouso indicados pelo cirurgião plástico.

O repouso inicial pode durar alguns dias, sendo necessário limitar o movimento principalmente da região operada. A retirada dos pontos ocorre entre sete a catorze dias.

Na maioria das vezes, é possível retornar às atividades leves, como trabalho e estudos, em um período de 7 após a realização do procedimento. Atividades mais pesadas, como a prática de exercícios físicos, necessitam uma melhor cicatrização, sendo retomadas entre 20 e 30 dias, mas apenas quando autorizado pelo médico responsável.

Alimentação é importante para a recuperação da Lipoaspiração

Nas primeiras horas após a realização do procedimento é indicado que a dieta seja composta por alimentos leves devido aos possíveis enjoos causados pela anestesia e medicamentos. Nos primeiros dias é importante uma boa hidratação.

Um fator essencial para o bom resultado da cirurgia é que o paciente mantenha uma dieta equilibrada e a prática de atividades físicas para que não ganhe peso e consequentemente perca o resultado obtido com o procedimento.

A recuperação da lipoaspiração pode ser bastante tranquila quando as indicações do cirurgião plástico são corretamente seguidas. As dúvidas relacionadas ao pós-operatório devem ser apresentadas antes do procedimento e ao longo da recuperação para o profissional.