Tel: (11) 5093-3921 / (11) 96445-1045
Facebook do Dr. Paolo Linkedin do Dr. Paolo Instagram do Dr. Paolo Twitter do Dr. Paolo Canal do Youtube do Dr. Paolo

Ritidoplastia – saiba mais sobre a cirurgia de rosto

Ritidoplastia – saiba mais sobre a cirurgia de rosto

O lifting facial ou ritidoplastia é uma cirurgia plástica capaz de restaurar os contornos jovens do rosto que se tornaram obscurecidos devido aos efeitos da gravidade e do envelhecimento.

O procedimento rejuvenesce o rosto, embora não possa parar o processo de envelhecimento. Os efeitos do lifting facial duram cerca de dez anos, e muitas vezes o procedimento é combinado com outras intervenções cirúrgicas como a cirurgia das pálpebras, a rinoplastia ou um lifting de supercílios.

Ritidoplastia ou lifting facial?

A ritidoplastia , ou lifting facial, irá promover a melhora da flacidez e o reposicionamento das estruturas profundas da face. É uma cirurgia plástica que permite muitas variações, dependendo da necessidade de cada paciente. Um resultado esperado é a melhora do contorno da mandíbula e do volume da região malar, além da suavização dos sulcos e rugas da face.

As rugas se formam ao longo do tempo devido às expressões faciais repetidas, exposição solar excessiva, ressecamento da pele, exposição à nicotina, estresse e pela própria genética. Essas linhas faciais são moderadamente diminuídas pelo lifting facial e podem também ser eficazmente tratadas por outros procedimentos de rejuvenescimento, como peelings químicos ou pela dermoabrasão.

Como é o procedimento cirúrgico?

O procedimento cirúrgico leva de quatro a cinco horas. A maioria dos pacientes e dos cirurgiões preferem a anestesia geral em vez de uma sedação intravenosa. As incisões começam na lateral da face, contornam as orelhas e depois voltam ao couro cabeludo. O cabelo ao redor das incisões não precisa ser raspado. As cicatrizes geralmente se tornam imperceptíveis com o tempo. As incisões podem variar dependendo de como o paciente costuma usar seu cabelo, ou se é calvo.

Após a incisão na pele, a face é toda descolada para permitir exposição das estruturas profundas. Estas estruturas são reposicionadas para seu lugar de origem e fixadas através de suturas. Após o tratamento profundo, a pele é reposionada e seu excesso é removido. É colocado um pequeno dreno antes do fechamento completo das incisões.

Cada vez mais comum é a associação do preenchimento de gordura na face, ou lipoenxertia, para dar volume em áreas específicas. A lipoenxertia ainda melhora muito a qualidade da pele, por conter células-tronco.

Outros procedimentos podem ser realizados em conjunto com lifting facial, incluindo lifting de supercílios, cirurgia do queixo, cirurgia das pálpebras, rinoplastia e lipoaspiração da face.

No dia seguinte à cirurgia, o cirurgião plástico removerá os curativos. O dreno é retirado nos primeiros dias. As suturas próximas às orelhas são removidas no sétimo dia, e as suturas do couro cabeludo são removidas em torno de quatorze dias após a cirurgia.