Tel: (11) 5093-3921 / (11) 96445-1045
Facebook do Dr. Paolo Linkedin do Dr. Paolo Instagram do Dr. Paolo Twitter do Dr. Paolo Canal do Youtube do Dr. Paolo

A rinoplastia pode resolver o “nariz de batata”

A rinoplastia pode resolver o “nariz de batata”

A rinoplastia é a cirurgia plástica que visa alterar a estética nasal em busca de uma maior harmonia entre os elementos da face. A técnica permite realizar diversas alterações no nariz, como relacionadas ao tamanho ou ao formato, de acordo com o desejo do paciente.

Uma das condições que podem ser revertidas por meio da rinoplastia é o chamado “nariz de batata”. A intervenção, entretanto, deve ser realizada por um cirurgião plástico capacitado para possibilitar uma estrutura nasal mais harmoniosa e resultados alinhados com as expectativas do interessado.

O que é “nariz de batata”?

O “nariz de batata” é consequência do formato das cartilagens da ponta nasal e também pode ser devido às características da pele da paciente. Ambos os fatores são determinados pela genética e pela própria etnia, e conferem um aspecto bulboso e largo para a ponta do nariz.

A cirurgia plástica para reverter o nariz de batata não tem por objetivo descaracterizar uma condição genética do paciente, mas deixá-lo mais satisfeito com a própria aparência.

Quando realizada de forma responsável e por profissionais capacitados, a rinoplastia para reversão do “nariz de batata” permite preservar as características genéticas e étnicas do paciente, proporcionando maior equilíbrio estético do nariz em relação a face e, muitas vezes, melhorando a autoestima do paciente.

O objetivo da rinoplastia sempre é o de proporcionar mais satisfação do paciente com a própria aparência, respeitando as individualidades e as características gerais da pessoa, mantendo a naturalidade após a intervenção.

Como a rinoplastia corrige o nariz de batata?

A rinoplastia, sobretudo através da técnica aberta, permite a visualização direta das estruturas anatômicas nasais e o emprego de suturas e enxertos cartilaginosos para moldar o nariz na forma desejada.

A redução das asas do nariz também pode ser necessária para um resultado mais harmonioso e proporcional ao rosto de cada paciente. Esta alteração é realizada ao final da cirurgia mas o planejamento é proposto no pré-operatório.

Para a realização do procedimento é utilizada a anestesia geral e ele costuma ter uma duração que varia entre duas e três horas, dependendo da complexidade de cada caso.

Quais são os resultados da cirurgia?

Entre os resultados alcançados pela rinoplastia nestes casos está uma definição mais delicada da ponta do nariz, tornando-a menor e mais atraente .

A rinoplastia possui uma cicatrização bastante lenta, sendo que até 90% do inchaço some nos três primeiros meses após a realização da cirurgia, mas o resultado definitivo pode demorar até um ano para surgir, principalmente para a definição da ponta nasal.

A correção do “nariz de batata” é um procedimento seguro, mas a cirurgia deve ser conduzida por um cirurgião plástico devidamente registrado na SBCP. O conhecimento do profissional será essencial para um resultado mais satisfatório e seguro.