Tel: (11) 5093-3921 / (11) 96445-1045
Facebook do Dr. Paolo Linkedin do Dr. Paolo Instagram do Dr. Paolo Twitter do Dr. Paolo Canal do Youtube do Dr. Paolo

A Rinoplastia pode corrigir um nariz torto?

A Rinoplastia pode corrigir um nariz torto?

Por que ter um nariz torto é uma característica tão comum? O que torna tão difícil endireitar um nariz desviado? A rinoplastia é capaz de corrigir um nariz torto? Essa correção é permanente?

Uma das coisas mais difíceis de se corrigir durante uma rinoplastia é retificar um nariz torto. Mas por que isso é tão complicado? Vários fatores tornam esse procedimento muito desafiador.

O primeiro deles se deve ao fato de que a pele, as cartilagens e os ossos desviados ou tortos têm um certo nível de memória, de modo que o nariz tende a voltar para sua posição pré-operatória.

Outro fator é que, especialmente em um nariz torto devido a um defeito congênito, o desvio nasal pode ocorrer em um cenário de total assimetria facial. Isso significa que pode ser muito difícil encontrar um plano médio para tentar colocar a nova posição nasal.

Mas, SIM, utilizando as técnicas corretas e identificando as estruturas envolvidas no desvio, é possível retificar um nariz.

O que está envolvido no processo de retificar um nariz torto?

Para criar um nariz perfeitamente reto e em simetria com o resto da face, toda a sua estrutura deve estar posicionada na linha média.

Isso inclui reposicionar o septo, as outras cartilagens nasais e os ossos. Um nariz torto pode ser o resultado de um septo muito desviado, que deve ser totalmente corrigido, tanto interna quanto externamente.

Se o septo caudal estiver fora do centro, toda a ponta pode ficar deslocada, e comprometer ainda a via aérea. Uma vez que o septo foi centrado qualquer desvio dos ossos nasais também precisa ser reparado.

Como endireitar ossos nasais deslocados

Apesar de poder haver assimetrias congênitas, os ossos nasais são comumente deslocados quando ocorre um trauma. Se esse deslocamento não for tratado no momento em que ocorreu a fratura nasal inicial os ossos irão cicatrizar em uma posição incorreta, ou torta. Se isto acontecer, é necessário realizar novas fraturas nos ossos para posicioná-los corretamente.

Essas osteotomias (fraturas) são feitas com instrumentos específicos que permitem a mobilização dos ossos nasais para a posição desejada.

Que outros fatores podem levar a um nariz torto?

Além das assimetrias faciais congênitas e os traumas, algumas doenças e também o uso de substâncias como a cocaína, por via nasal, podem causar um enfraquecimento de toda a estrutura do nariz, causando colabamentos e deformidades nasais graves.

Nestes casos, é fundamental que a patologia esteja controlada, ou que o paciente não seja mais usuário da substância, para poder fazer a cirurgia plástica.