Rinoplastia para nariz negroide: conheça um pouco mais sobre essa cirurgia

Rinoplastia para nariz negroide: conheça um pouco mais sobre essa cirurgia

A rinoplastia para nariz negroide é uma técnica para alterar características estéticas que sejam indesejadas por pacientes de descendência negra. Assim, como pessoas de outras etnias possuem narizes bastante característicos, os negros também possuem algumas particularidades que devem ser consideradas na hora de definir como será a cirurgia plástica do nariz.

Inicialmente, o paciente interessado em uma intervenção estética deve procurar por um cirurgião plástico de confiança e devidamente registrado na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). A confiabilidade do profissional é fundamental para garantir uma melhor execução do procedimento e também o respeito à etnia do paciente.

Antigamente, a rinoplastia para nariz negroide era polêmica por afirmarem que a busca por padrões estéticos estabelecidos causavam a autorejeição. No entanto, com o aprimoramento de técnicas e difusão da rinoplastia percebeu-se que essa cirurgia atende as mesmas demandas daquelas realizadas em outras etnias, como brancos, asiáticos e outras.

Por fim, uma pesquisa realizada pelo Ambulatório de Rinoplastia do Hospital São Paulo demonstrou que a rinoplastia para nariz negroide está associada com uma melhora da autoestima nos pacientes submetidos ao procedimento, assim como um maior interesse pela vida, causando melhorias reais para esses indivíduos.

Dado ao sucesso do procedimento é importante que antes de se submeter a uma cirurgia, os pacientes saibam quais as particularidades do nariz negróide e como é realizada a rinoplastia.

Como é a rinoplastia para nariz negroide?

O processo de rinoplastia tem início com a avaliação das características do nariz. Essa etapa é imprescindível para determinar qual a extensão das alterações que podem ser realizadas, quais os principais desafios da cirurgia e qual a conduta ideal para o caso.

O objetivo do cirurgião plástico deve sempre ser o de modificar o nariz do paciente respeitando os desejos pessoais dele, mas também promover um nariz harmonioso com o restante da face, de forma a considerar as particularidades da etnia ao definir quais mudanças serão feitas. Entre as características mais comuns em narizes negroides estão:

  • dorso baixo;
  • pele muito espessa;
  • base nasal larga, com narinas grandes;
  • cartilagens largas e fracas;
  • ponta arredondada e com pouca projeção.

Após avaliar quais desses atributos estão presentes no paciente e quais os objetivos dele com a rinoplastia, o cirurgião plástico deverá analisar quais mudanças podem ser realizadas na cirurgia. Entre as possibilidades estão:

  • redução das asas nasais;
  • mudanças na projeção da ponta;
  • aumento do dorso nasal;
  • afinamento da ponta etc.

O procedimento é realizado com o paciente submetido à anestesia geral. O médico vai realizar incisões, normalmente, na base das asas nasais, sendo que a técnica usada costuma ser a de rinoplastia aberta, por permitir melhor visão das estruturas nasais e também ser mais indicada quando são realizadas alterações mais extensas no nariz.

Devido à cartilagem nasal ser, geralmente, fraca em casos de nariz negróide, o cirurgião plástico pode precisar de cartilagem autóloga, normalmente extraída da orelha ou costela do próprio paciente.

Para alteração da projeção da ponta, normalmente, são usados enxertos de cartilagem septal para sustentação, e também para definição. Caso o paciente almeje o aumento do dorso nasal, pode ser usada cartilagem do septo nasal, da orelha ou costela, com diferentes técnicas.

Uma vez que a pele nasal é mais grossa em narizes negróides é recorrente que a cicatrização seja um pouco mais lenta, entretanto, realizando o procedimento com um profissional confiável, as cicatrizes são bastante imperceptíveis.

Caso esteja interessado em uma rinoplastia para nariz negróide procure um cirurgião plástico de confiança e que compreenda as particularidades deste tipo de nariz para que o resultado obtido seja mais natural e harmônico com o restante da face.