Tel: (11) 5093-3921 / (11) 96445-1045
Facebook do Dr. Paolo Linkedin do Dr. Paolo Instagram do Dr. Paolo Twitter do Dr. Paolo Canal do Youtube do Dr. Paolo

Quando a cirurgia de rinoplastia é indicada?

Quando a cirurgia de rinoplastia é indicada?

A cirurgia de rinoplastia tem como objetivo a correção estética do nariz de forma a tornar a fisionomia facial mais agradável para o paciente que, atualmente, encontra-se insatisfeito com alguma característica do nariz.

A cirurgia plástica para alterações no nariz pode atender a uma série de demandas do paciente, sendo, portanto indicada para solucionar diversas insatisfações. Dessa forma, o paciente interessado em realizar alguma mudança estética nasal é um candidato à realização do procedimento.

Quais imperfeições podem ser corrigidas pela rinoplastia?

A rinoplastia destaca-se por ser um procedimento bastante flexível e que pode ser usada para corrigir diferentes demandas dos pacientes.

Além das mudanças estéticas que é capaz de atender, essa cirurgia plástica também pode ser associada a técnicas que visam melhorar a capacidade respiratória, atendendo necessidades funcionais do paciente. Entre as técnicas que podem ser realizadas com esse fim estão a correção do desvio de septo e a turbinectomia, que consiste na retirada de carne esponjosa.

Esteticamente, a rinoplastia pode atender desejos relacionados a:

  • reduzir o tamanho do nariz;
  • aumentar o tamanho do nariz;
  • suavizar a giba nasal (região do dorso proeminente);
  • afinar as asas nasais;
  • proporcionar maior projeção e definir a ponta etc.

Caso deseje alterar algum destes aspectos do nariz, o paciente deve procurar um cirurgião plástico experiente para conduzir o procedimento. Dessa forma, ele terá mais segurança durante a cirurgia e também poderá esclarecer dúvidas e anseios relacionados à técnica operatória.

A rinoplastia é indicada para qualquer pessoa que deseje realizar alterações estéticas no nariz, estejam elas associadas a procedimentos de correção funcionais ou não. Entretanto, as consultas pré-cirúrgicas ajudam o médico especialista a determinar se o paciente está em condições físicas e psicológicas de realizar o procedimento.

Para quem a rinoplastia é indicada?

Além da importância de compreender quais correções a rinoplastia é realmente capaz de atender, o paciente deve ficar atento se é candidato para o procedimento. Algumas questões devem ser avaliadas pelo cirurgião plástico, como:

  • a rinoplastia é contraindicada para pacientes com menos de 15 anos, pois nessa idade o desenvolvimento facial ainda está em andamento;
  • é necessário alinhar expectativas com o procedimento e realidade, de forma que tentar “copiar” o nariz alheio não é indicado visto que cada pessoa tem diferentes características anatômicas e de harmonia facial;
  • o paciente precisa estar com um quadro clínico saudável para evitar complicações no momento da cirurgia, devem ser avaliados questões como pressão arterial, problemas cardíacos ou respiratórios, diabetes e outros;
  • é importante que o paciente esteja psicologicamente preparado para passar por um procedimento estético.

A rinoplastia é indicada para pacientes que estejam em condições físicas e psicológicas de realizá-la, com expectativas realistas sobre o procedimento. Por conta das mudanças que propicia, a cirurgia pode impactar a autoestima do paciente, melhorando a aparência e a autoconfiança.

Portanto, procure um cirurgião plástico de confiança e valorize a importância das consultas pré-cirúrgicas para esclarecer dúvidas e conversar com o médico responsável garantindo o sucesso do procedimento.