Tel: (11) 5093-3921 / (11) 96445-1045
Facebook do Dr. Paolo Linkedin do Dr. Paolo Instagram do Dr. Paolo Twitter do Dr. Paolo Canal do Youtube do Dr. Paolo

Quais são os exames necessários para a rinoplastia

Quais são os exames necessários para a rinoplastia

Segurança é um aspecto fundamental quando se trata de um procedimento cirúrgico, e em uma rinoplastia, os médicos precisam pesar os benefícios e os riscos do procedimento cirúrgico antes de realizar a operação. Embora todas as cirurgias envolvam algum risco, os riscos que envolvem uma cirurgia plástica são extremamente baixos, desde que o cirurgião seja qualificado, o paciente esteja em perfeito estado de saúde e o hospital seja adequado para o procedimento.

Os exames médicos são a ferramenta mais eficaz para se avaliar a segurança de uma potencial operação. Você deseja fazer uma rinoplastia? Quais exames médicos são necessários para esse procedimento?

Exame físico

Os pacientes que desejam realizar a rinoplastia devem ter boa saúde e um exame físico ajuda o cirurgião plástico avaliar a saúde geral do candidato.

Exame de sangue

O hemograma completo é necessário para monitorar fatores como a contagem de plaquetas, a fim de avaliar se a cirurgia será segura.

Eletrocardiograma

Em pacientes com histórico de problemas cardíacos, um eletrocardiograma ( ECG) pode ser necessário para verificar eventuais problemas e irregularidades.

Teste de gravidez

Como precaução, os cirurgiões podem pedir um teste de gravidez das mulheres em idade fértil, uma vez que as mulheres grávidas não são elegíveis para a rinoplastia.

Outros exames necessários

O cirurgião plástico também pode requisitar os seguintes exames:

  • Raio X de tórax;
  • Coagulograma para avaliar a capacidade de coagulação do sangue;
  • Análise dos níveis de ureia, sódio, creatinina e potássio.

Por que esses exames médicos devem ser feitos?

Os exames médicos são geralmente feitos como precaução. Um cirurgião plástico nunca deve operar um paciente que não seja clinicamente saudável o suficiente para ser submetido a cirurgia e os testes médicos são feitos para se certificar de que a cirurgia será segura para o paciente.

Quais são os outros procedimentos necessários?

Os exames médicos não são a única preparação necessária para a cirurgia. Existem muitos medicamentos e suplementos que precisam ser interrompidos algumas semanas antes do procedimento. Pacientes que fazem uso de medicamentos anticoagulantes precisam parar de usar a medicação para realizar a rinoplastia. Pacientes fumantes também devem parar de fumar antes da cirurgia e não podem voltar a fumar imediatamente após a sua realização, pois isso pode comprometer os resultados finais. Os pacientes também devem abster-se de álcool antes e depois da realização da rinoplastia.

E você? Tem alguma dúvida sobre o assunto? Todas as dúvidas a respeito da rinoplastia devem ser esclarecidas antes com o cirurgião plástico, sendo importante escolher um especialista de confiança.