Quais são os cuidados antes de realizar uma cirurgia de rosto

Quais são os cuidados antes de realizar uma cirurgia de rosto

Você vai realizar uma cirurgia facial? É importante se preparar para esse procedimento cirúrgico seguindo algumas diretrizes pré-operatórias que irão ajudá-lo para a cirurgia. Quais precauções tomar antes da cirurgia? Quais são os cuidados antes de se realizar uma cirurgia de rosto?

Pare de fumar

Não fume por, pelo menos, um mês antes e por pelo menos 1 mês após a realização da cirurgia facial. O cigarro interfere na cicatrização e pode levar a várias complicações pós-operatórias.

Fique atento à medicação

Caso você tome regularmente uma medicação para a prevenção de um acidente vascular cerebral ou ataque cardíaco, artrite ou fibrilação atrial pergunte ao seu cirurgião quando este medicamento deve ser descontinuado. Interrompa a ingestão de medicamentos anticoagulantes, anti-inflamatórios, vitamina E e todos os suplementos alimentares por, pelo menos, duas semanas antes e por, pelo menos, uma semana após a cirurgia. Estes medicamentos podem causar sangramento durante e após a cirurgia plástica.

Leia o rótulo de todo medicamento que precisar tomar durante os quatorze dias anteriores à cirurgia. Muitos remédios para dor de cabeça, tosse e alguns remédios para gripes e resfriados contêm ácido acetilsalicílico e não devem ser utilizados. Abaixo está uma lista de medicamentos que devem ser interrompidos por até duas semanas antes da cirurgia:

  • Aspirina ou ácido acetilsalicílico
  • Coumadin
  • Heparina
  • Lovenox
  • Plavix
  • Ticlid
  • Ginkgo biloba
  • Ibuprofeno

Leve a sua medicação habitual com você

Se você usa habitualmente alguma medicação, leve a sua medicação com você no dia da cirurgia plástica para que a enfermeira possa verificar seu medicamento e administrá-lo, se necessário. Além disso, é importante não estar com o estômago vazio antes de tomar seus medicamentos para minimizar qualquer náusea.

Faça jejum antes da cirurgia

É fundamental não comer ou beber nas 8 horas anteriores ao horário programado para a cirurgia facial.

Constipação

A anestesia geral pode causar diminuição dos movimentos gastrointestinais e a medicação para dor narcótica aumenta a probabilidade de prisão de ventre. É aceitável tomar um laxante ou aumentar a ingestão de fibras e líquidos após a cirurgia. Antes da cirurgia beba muita água e não se esqueça de manter uma dieta bem equilibrada, o que inclui a ingestão de frutas, fibras e legumes nos dias anteriores a cirurgia.

Exames Pré-operatórios

A cirurgia deve ser realizada apenas se os exames pré-operatórios estiverem normais, e ainda, se as eventuais patologias do paciente estiverem controladas.