Quais são as vantagens da rinoplastia estruturada?

Quais são as vantagens da rinoplastia estruturada?

A rinoplastia estruturada surgiu nos Estados Unidos, na década de 1990 e consiste, ainda hoje, no tipo mais moderno de cirurgia plástica do nariz, apresentando diversas vantagens em relação a rinoplastia redutora.

A principal vantagem relativa à rinoplastia estruturada está diretamente ligada à obtenção de resultados mais consistentes e uma menor propensão ao surgimento de deformações com o passar do tempo.

Além dos procedimentos realizados na rinoplastia redutora, como diminuição e remodelagem por meio da retirada de parte da cartilagem e do osso nasal, a rinoplastia estruturada complementa a cirurgia inserindo pontos de fixação e enxertos de cartilagem, retirados do próprio paciente (normalmente do septo, costela ou orelha), o que fortalece o esqueleto remanescente da região.

Quais são as causas comuns de deformações da rinoplastia?

Após a realização da cirurgia plástica de nariz, a ação de forças naturais de cicatrização por um longo período pode resultar em deformações da estrutura nasal. Entre elas destacam-se:

  • As fibroses, que são tecidos cicatriciais que surgem ao redor das estruturas remanescentes da intervenção. Com o tempo, elas podem sofrer contração, gerando distorções no formato do nariz;
  • A movimentação respiratória natural, que pode resultar em colapso das cartilagens, reduzindo as vias áreas, o que pode gerar dificuldades respiratórias ou disfunções;
  • As estruturas originais podem pressionar a região de forma que o nariz tende a retomar à forma anterior;
  • O envelhecimento reduz a resistência das cartilagens, causando a queda da pele da região devido à sustentação dos tecidos estar prejudicada.

Uma vez que todas essas ocorrências podem se concretizar após uma rinoplastia, o procedimento estruturado garante o fortalecimento da estrutura nasal por meio do reforço da cartilagem e dos ossos.

Ainda que possa ser realizada desde o primeiro procedimento, a técnica é muito utilizada em rinoplastia secundária por apresentar uma eficiência elevada na reparação de defeitos resultantes da primeira intervenção.

Quais as principais vantagens da rinoplastia estruturada?

Como apresentado anteriormente, a principal vantagem da rinoplastia estruturada está associada ao fato de ela ter cuidados específicos com o fortalecimento da estrutura nasal durante o procedimento.

Entretanto, outras vantagens podem ser citadas em relação ao procedimento quando comparado com a rinoplastia redutora. São elas:

  • Resultado mais consistente e definitivo devido à estrutura nasal ter sido esculpida e reforçada por enxertos durante o procedimento;
  • Menores chances de distorções da estrutura nasal, mesmo após o período de cicatrização e com a ação do tempo, evitando problemas estéticos e funcionais futuramente;
  • Possibilidade de aumento de algumas partes do nariz devido a usar uma técnica de cartilagem esculpida.
  • Mais chances de sucesso no procedimento, pois permite ao cirurgião plástico ter uma previsão maior sobre o resultado a longo prazo.

A rinoplastia estruturada é uma técnica moderna e segura de intervenção estética e funcional na região nasal. Como qualquer procedimento cirúrgico, entretanto, deve ser devidamente aprovada por um cirurgião plástico de confiança após a análise detalhada do caso.

CTA