Tel: (11) 5093-3921 / (11) 96445-1045
Facebook do Dr. Paolo Linkedin do Dr. Paolo Instagram do Dr. Paolo Twitter do Dr. Paolo Canal do Youtube do Dr. Paolo

Ritidoplastia

Ritidoplastia

A cirurgia plástica de ritidoplastia, também conhecida como lifting facial, é realizada para corrigir o envelhecimento facial. Devido a isso, é, atualmente, um dos procedimentos estéticos faciais mais procurados, principalmente por mulheres.

A ritidoplastia tem como principal objetivo melhorar e reduzir os sinais mais avançados da idade, tais como:

  • Flacidez;
  • Rugas, e
  • Sulcos presentes na face da paciente.

Dessa forma, é possível afirmar que a técnica proporciona um verdadeiro rejuvenescimento facial.

Para quem a ritidoplastia é indicada?

Com o passar do tempo, a pele tem a elasticidade reduzida, associada essa questão à força da gravidade e a perda de tonicidade muscular da face, é natural surgirem as famosas rugas, vincos, entre outras marcas naturais do envelhecimento.

A técnica de lifting facial possui o propósito de amenizar a aparência de todos esses fatores. No entanto, ela é ainda mais indicada para os casos nos quais o surgimento desses sinais do avanço da idade geram desconforto ou insatisfação em relação à própria aparência.

De um modo geral, o procedimento é indicado para pessoas que apresentam envelhecimento da face, que pode ser acelerado por fatores, como:

  • Predisposição genética;
  • Tabagismo;
  • Exposição excessiva à radiação solar, entre outros.

Como funciona a ritidoplastia?

A ritidoplastia é realizada com o intuito de remover o excesso de pele e corrigir a flacidez, decorrente da ação do tempo, associada ao reposicionamento das estruturas faciais profundas. Desse modo, o especialista em cirurgias estéticas faciais consegue reverter boa parte do efeito do envelhecimento na face da paciente.

Ela pode ser realizada utilizando técnicas diferentes, que estão relacionadas, principalmente, à região específica do rosto em que a paciente possui maior interesse em rejuvenescer. Dessa forma, a técnica pode ser realizada em três partes diferentes da face, sendo subdividida em três tipos. São eles:

  • Ritidoplastia do terço superior: também chamada de lifting frontal, é realizada especificamente para amenizar os sinais da região da fronte, como rugas da testa e entre as sobrancelhas (região glabelar) e a própria queda dos supercílios (sobrancelhas);
  • Ritidoplastia do terço médio: é a técnica empregada para corrigir os sinais do envelhecimento da região central da face, como flacidez das bochechas, vincos abaixo das pálpebras e o famoso bigode chinês (sulco naso-labial), e
  • Ritidoplastia do terço inferior: consiste no rejuvenescimento da região inferior do rosto, composta pelo pescoço e região da mandíbula, em que os tecidos conjuntivos e a musculatura subjacente são corrigidos e têm o excesso removido.

Todos os procedimentos são realizados sob anestesia, sendo, na maioria dos casos, empregada a anestesia geral.

Além disso, é comum que a ritidoplastia seja associada a outros procedimentos estéticos, como a blefaroplastia, quando a região das pálpebras também estiver comprometida, e a lipoaspiração, para remover a gordura retida na região abaixo do queixo e da mandíbula.

Como é a recuperação da ritidoplastia?

Apesar de ser considerado pelos especialistas em cirurgias plásticas como um pós-operatório de pouca dor, a recuperação da ritidoplastia é um período caracterizado por bastante inchaço e roxidão da face.

A paciente pode voltar ao trabalho em cerca de catorze dias após o procedimento estético. As atividades mais pesadas podem ser retomadas após 4 ou mais semanas, de acordo com cada caso. Os hematomas devem começar a desaparecer em, aproximadamente, sete a dez dias.

A exposição ao sol deve ser limitada durante 90 dias após a cirurgia de ritidoplastia, sendo totalmente liberada apenas 6 meses depois do procedimento. Recomenda-se o uso de protetor solar que proporcione alta proteção contra raios UVA e UVB (ultravioletas).

Por ser um procedimento relacionado diretamente à aparência facial da paciente, é fundamental buscar um especialista em cirurgias plásticas de confiança, que, de preferência, seja membro da SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgias Plásticas) e passe segurança.

Skills

Posted on

22 de novembro de 2016

Agende sua Consulta

Preencha o formulário ao lado para agendar a sua consulta com o Dr. Paolo Rubez. Em breve entraremos em contato para confirmar.