Quais procedimentos podem ser realizados juntos da lipoaspiração?

É bastante comum que ao procurar um cirurgião plástico com o objetivo de fazer uma lipoaspiração a paciente também tenha interesse em realizar outros procedimentos associados. A pergunta que fica é quais deles podem ser realizados juntos.

Apesar de parecer uma questão simples, a associação de cirurgias plásticas deve considerar fatores relevantes, como o tempo de cirurgia, pós-operatório e saúde da paciente.

Os benefícios relacionados com a prática são vários, como:

• a paciente submete-se apenas a um pré e pós-operatório;
  • custos reduzidos devido ao aproveitamento de equipamentos e recursos, como anestesia e hospital;
  • algumas despesas podem ser cobertas pelo plano de saúde, como o período de internação;
  • cuidados na recuperação são semelhantes, como dieta especial e repouso.

Apesar dos diversos benefícios de realizar uma cirurgia plástica associada, apenas o cirurgião plástico poderá confirmar a viabilidade de juntar procedimentos. Antes desta definição serão solicitados exames laboratoriais e clínicos que comprovem que a paciente está em um bom estado de saúde.

Existem diversos procedimentos que podem ser associados com a lipoaspiração. O médico responsável vai avaliar principalmente:

• tempo médio de anestesia não pode ultrapassar entre 5 e 7 horas, visto que cada procedimento possui um tempo estimado de execução;
  • perda de sangue causada por cada técnica, de forma que associá-las não ofereça risco a paciente;
  • doenças prévias e crônicas identificadas no histórico da paciente;
  • a recuperação e repouso não podem ser incompatíveis, por exemplo, considerando a posição para dormir etc.

Avaliando essas características, alguns procedimentos podem ser associados sem colocar em risco a saúde e recuperação da paciente, obtendo um resultado final mais satisfatório.

Lipoaspiração associada à mamoplastia

Um dos procedimentos normalmente associados com a lipoaspiração é a mamoplastia, que pode ser tanto de aumento quanto de redução, de acordo com o objetivo da paciente.

As técnicas têm um período de execução que juntas não excedem às 7 horas de anestesia. Além de que o pós-cirúrgico é compatível, não fazendo com que a recuperação de um interfira no outro.

A associação de cirurgias, entretanto, pode tornar a recuperação mais dolorida e desconfortável, sendo que essa possibilidade deve ser considerada pela paciente. Normalmente, o uso de analgésicos e anti-inflamatórios prescritos pelo médico evita a intensificação das dores.

Lipoaspiração associada à abdominoplastia

Uma vez que a lipoaspiração é um procedimento que visa retirar o excesso de gordura localizada, o procedimento não deve ser realizado com o objetivo de reduzir o peso, por exemplo.

Entretanto, o procedimento se complementa com a abdominoplastia pois tratam juntos o excesso e flacidez de pele e a gordura localizada, permitindo melhor delineamento do corpo da paciente.

Para a recuperação da cirurgia associada de lipoaspiração e abdominoplastia indica-se o uso de malha elástica, repouso, afastamento de atividades pesadas e sessões de drenagem linfática, quando liberadas pelo médico responsável.

Lipoaspiração associada à blefaroplastia

A cirurgia de blefaroplastia é indicada para a correção de imperfeições nas pálpebras. Devido ao tempo de execução do procedimento, ele é possível de ser associado com a lipoaspiração. Apesar de serem em áreas distintas, muitas vezes uma insatisfação prévia da paciente pode ser atendida.

A recuperação dos procedimentos também é compatível, fazendo com que o pós-operatório não apresente outras restrições ou problemas.

A associação da lipoaspiração com outros procedimentos estéticos é possível, mas cada caso deve ser avaliado individualmente pelo cirurgião plástico responsável de forma a garantir a segurança da paciente durante a cirurgia e também no pós-operatório.