Tel: (11) 5093-3921 / (11) 96445-1045
Facebook do Dr. Paolo Linkedin do Dr. Paolo Instagram do Dr. Paolo Twitter do Dr. Paolo Canal do Youtube do Dr. Paolo

Principais dúvidas sobre a cirurgia de nariz, a rinoplastia

Principais dúvidas sobre a cirurgia de nariz, a rinoplastia

A rinoplastia ou cirurgia de remodelação do nariz é um procedimento cirúrgico estético seguro e muito popular. Como altera a estrutura básica da face, a rinoplastia oferece resultados poderosos e duradouros. O procedimento tem um dos mais altos níveis de satisfação entre os pacientes que realizam procedimentos estéticos, quando bem executada, e pode reequilibrar completamente a face.

Ao contrário de outros procedimentos, como o lifting facial, os efeitos da rinoplastia são permanentes.

Para aqueles curiosos sobre o procedimento, tire aqui suas principais dúvidas sobre a rinoplastia:

Quem é um bom candidato para a rinoplastia?

Como em qualquer procedimento cirúrgico, a rinoplastia é um procedimento individualizado que permite que o nariz fique em equilíbrio com o resto da sua estrutura facial.

Para alguns, realizar uma rinoplastia é uma decisão puramente estética e é o que acontece, por exemplo, quando se deseja alterar o tamanho, forma ou ângulos do nariz.

Outros podem ter deformidades congênitas, pós-traumáticas ou problemas respiratórios que desejam corrigir através da cirurgia plástica.

Como em qualquer procedimento facial, a cirurgia bem-sucedida dependente da maturidade física e emocional do paciente. Pacientes mais jovens devem estar no final da adolescência para que possam realizar a cirurgia.

Existem diferentes opções para a cirurgia?

A rinoplastia, tanto primária (quando se realiza a operação pela primeira vez) quanto secundária (cirurgia revisional de uma primeira rinoplastia), pode ser aberta ou fechada.

Em rinoplastias fechadas, todas as incisões são feitas no interior do nariz. O procedimento aberto inclui uma pequena incisão na pele da base do nariz permitindo que o cirurgião plástico tenha um melhor acesso à anatomia nasal.

A cicatriz resultante é geralmente imperceptível. Em geral, a cirurgia revisional ou a cirurgia realizada após um trauma complexo é realizada usando a técnica aberta.

Qual é o período de recuperação?

De um modo geral, a rinoplastia é um procedimento cirúrgico seguro que produz excelentes resultados para um paciente.

O período de recuperação mínimo é de 2 semanas. Os pontos são retirados em até 1 semana, e os curativos permanecem por pelo menos 2 semanas.

Hematomas e inchaço são esperados, mas haverá uma melhora importante até a segunda semana. A região da ponta do nariz experimenta um maior inchaço e pode levar até um ano inteiro para que esse inchaço desapareça completamente.

Quais são os riscos?

Como em qualquer procedimento cirúrgico há riscos que, apesar do emprego de técnicas adequadas, podem acontecer.

São eles principalmente o sangramento, infecção, retrações cicatriciais inadequadas, reações adversas à anestesia .

Os pacientes devem evitar qualquer trauma na área durante, principalmente nos seis primeiros meses após a cirurgia.

Devem ser tomadas medidas de proteção adequadas quando se praticar qualquer atividade esportiva ou de contato que exponha a área a traumas.

Há também uma pequena possibilidade de que seja necessário realizar uma cirurgia adicional no futuro, como revisão de alguma imperfeição apresentada.