Tel: (11) 5093-3921 / (11) 96445-1045
Facebook do Dr. Paolo Linkedin do Dr. Paolo Instagram do Dr. Paolo Twitter do Dr. Paolo Canal do Youtube do Dr. Paolo

Existe preparativo antes de aplicar o botox facial?

Existe preparativo antes de aplicar o botox facial?

O botox facial é um nome mais conhecido para a toxina botulínica, uma substância que age como um bloqueador muscular após a aplicação, auxiliando no tratamento de rugas e linhas de expressão, mesmo aquelas mais profundas.

Muitos pacientes, interessados na realização do procedimento estético, têm dúvidas relacionadas com o pré-operatório da aplicação do botox. A seguir esclareceremos algumas dúvidas relacionadas com a técnica.

Preparo da pele antes da aplicação

A aplicação do botox não exige cuidados prévios determinantes. A etapa mais importante está relacionada com a escolha do profissional que vai realizar o procedimento, uma vez que se indica que seja o cirurgião plástico a conduzir a aplicação.

Além de perguntar para o profissional se há algum preparo específico que deve ser tomado, indica-se que se evite lavar o rosto com água quente, pois ela pode ressecar o rosto. No dia do procedimento também não se deve utilizar cremes faciais ou maquiagem.

A limpeza da pele no local que será tratado, assim como a aplicação de uma pomada que funciona como anestésico tópico, é realizada na própria clínica no período que antecede a aplicação do botox facial.

Nos dias que antecedem a realização do procedimento é indicado que o paciente faça uso do protetor solar, garantindo que haja menos sensibilidade facial no momento da aplicação.

É importante não realizar atividades físicas no mesmo dia após a aplicação, e não se deitar por pelo menos 4 horas após o procedimento.

Não fumar e manter alimentação balanceada

Assim como ocorre com outros procedimentos cirúrgicos e estéticos, por mais leve que seja a intervenção, é indicado que o paciente interrompa o consumo de bebidas alcoólicas e a ingestão de tabaco no período que antecede a aplicação. Caso faça uso de outras substâncias, indica-se conversar com o profissional responsável sobre o período pelo qual é necessário interromper o uso.

Manter uma alimentação balanceada no período que antecede a intervenção também é indicado, visto que uma dieta rica auxilia em processos de cicatrização, mantém a pessoa mais disposta e ajuda na recuperação.

Outros fatores importantes são o consumo adequado de água, para manter o corpo hidratado antes do procedimento e também ter boas noites de sono, para que se esteja mais relaxado e bem disposto ao realizar a intervenção.

O cirurgião plástico é o profissional mais adequado para fazer as indicações médicas pré e pós-procedimento do botox facial.

Existem contraindicações para a aplicação de botox facial?

Cada caso deve ser analisado individualmente pelo médico responsável, sendo essencial ser honesto com o profissional sobre as motivações para a realização do procedimento, assim como o quadro de saúde atualizado.

Ainda assim, o botox facial é contraindicado em algumas situações, como:

  • pacientes alérgicos a qualquer componente da formulação;
  • mulheres grávidas ou amamentando;
  • portadores de doenças neuromusculares, imunológicas e coagulopatias (ou que faz uso de anticoagulantes, aminoglicosídeos e drogas que interfiram na transmissão neuromuscular);
  • pessoas que apresentam alguma infecção ou processo inflamatório instalado, sendo que após o tratamento e cura da condição, o paciente torna-se novamente apto para a aplicação da toxina botulínica.

Ainda que a aplicação do botox facial seja um procedimento simples e rápido, com duração de cerca de 30 minutos, garantir os cuidados prévios à realização do procedimento aumentam as chances de sucesso e tornam a intervenção mais segura para o paciente.