Preenchimento Labial com ácido hialurônico

Preenchimento Labial com ácido hialurônico

O ácido hialurônico, devido a todos os seus benefícios, já se tornou um hábito dos brasileiros. Utilizado como forma de melhorar a harmonia facial, rejuvenescer ao minimizar linhas de expressão e sulcos da pele, tem ainda outras funções. Entre essas múltiplas funções está o preenchimento labial com ácido hialurônico.

Muito utilizado por celebridades, o preenchimento com ácido hialurônico ajuda a corrigir pequenas imperfeições no contorno dos lábios, assim como ajudar a deixá-lo mais volumoso. Entretanto, são necessários alguns cuidados antes de se submeter ao procedimento, sendo o primeiro deles procurar por um médico capacitado na aplicação do mesmo.

Dermatologistas e cirurgiões plásticos podem ofertar o procedimento aos pacientes, tendo noções de estética facial e proporções entre cada área da face. A melhor aplicação do ácido hialurônico deve levar em consideração toda a face, para analisar que áreas especificamente precisam de mais volume ou contorno para uma harmonia global.

Um dos erros associados ao preenchimento labial com ácido hialurônico está no exagero da aplicação, resultando no que popularmente foi apelidado de “boca de pato”. Isso deve-se ao fato de os lábios ficarem extremamente volumosos e muito projetados, dando a impressão que a pessoa está fazendo bico o tempo todo.

É consenso entre dermatologistas e cirurgiões plásticos que quanto menos perceptível e natural for o procedimento, melhor é o resultado. Afinal de contas, ninguém quer ficar taxado como aquela pessoa toda retocada, não é mesmo?

Antes do ácido hialurônico

Há muitos anos atrás, antes da manipulação do ácido hialurônico no laboratório, o enxerto nos lábios era feito com gordura autógena —gordura do paciente —, com PMMA ou Metacril ou com hidrogel. Tanto o PMMA quanto o Hidrogel mostraram-se perigosos, uma vez que têm maior propensão ao desenvolvimento de alguma reação inflamatória no organismo, além do risco de serem definitivos.

O menos perigoso, até mesmo comparado com o ácido hialurônico, é o preenchimento com gordura, sendo essa uma técnica considerada definitiva, ainda que parte dele seja absorvida logo após o procedimento. No caso desse enxerto de gordura, a variação pode ocorrer caso o paciente engorde, ou seja, com o aumento do peso será mais perceptível o volume dos lábios, assim como demais traços faciais.

Devido aos fatores mencionados, o preenchimento com ácido hialurônico é uma alternativa excelente. Primeiro porque trata-se de uma substância que já é presente no organismo e, portanto, sem riscos de reações graves. Segundo pois com pouca quantidade de produto já é possível ter resultados exuberantes, e o ácido pode ser usado ainda para melhorar a harmonia facial, sendo utilizado em pontos estratégicos como: bochechas, na região das olheiras, para eliminar o bigode chinês e como forma de melhorar o contorno facial global.

Benefícios do preenchimento labial com ácido hialurônico:

  • O preenchimento ajuda melhorar a proporção da boca com relação a face, deixando-a mais harmônica;
  • Promove o rejuvenescimento dos lábios ao aumentar o volume e diminuir pequenas rugas que possam surgir ao redor dos lábios e até mesmo neles;
  • Melhora o contorno e o volume labial, tornando-os mais atraentes;
  • Permite atingir um equilíbrio preciso nas proporções ideais entre o lábio superior e o inferior
  • O procedimento é rápido, seguro, com pouco desconforto e risco de uma reação alérgica;
  • O preenchimento labial com ácido hialurônico não exige internação, pois é realizado no consultório médico e o paciente pode retornar as suas atividades cotidianas no mesmo dia.

Passo a passo do preenchimento labial com ácido hialurônico

Após avaliação criteriosa do cirurgião plástico ou do dermatologista, o rosto e a região em que será aplicado o ácido hialurônico são fotografados, para que o profissional de medicina estética possa identificar a melhor simetria e a quantidade de produto a ser aplicada no local desejado, neste caso, nos lábios.

Definido o efeito desejado, o cirurgião plástico fará a assepsia do local (higienização), aplicará um anestésico para minimizar o desconforto e com uma seringa composta de uma agulha muito fina começará a aplicação.

No preenchimento labial com ácido hialurônico, essa aplicação fica condicionada aos lábios — podendo ser realizada só no lábio inferior ou no superior, ao redor dos lábios e até mesmo na parte interna dos lábios, para melhorar a projeção da boca. Com o auxílio dos dedos, o médico ajuda a espalhar o ácido para que ele se acomode de forma homogênea, evitando o acúmulo em determinada região.

A aplicação dura, no máximo, 20 minutos e o paciente é liberado para dar sequência a suas rotinas diárias. É necessário que após 15 dias do procedimento o paciente retorne ao consultório para uma avaliação dos resultados e, quando necessário, um retoque nessa aplicação. O resultado efetivo do procedimento é visto a partir da terceira semana depois da aplicação, quando o produto também já atraiu água e está com seu volume final definido.

Cuidados pós-procedimento

Por se tratar de um procedimento minimamente invasivo, o preenchimento labial com ácido hialurônico não exige muitos cuidados. Pede-se apenas ao paciente evitar atividade física no dia da aplicação e não tomar sol caso tenha alguma área de roxidão.

De resto, toda a rotina do paciente pode ser continuada, sem a necessidade de repouso ou cuidados mais específicos. Uma dica é tomar cuidado com acidentes, como bater os lábios, para não prejudicar o resultado do procedimento.

Contraindicações ao preenchimento labial com ácido hialurônico

Por se tratar de uma substância biocompatível com o organismo, é praticamente nula a possibilidade de uma reação adversa à aplicação. Porém, pacientes que estão com algum processo inflamatório ou infeccioso na região, como a herpes, por exemplo, não podem ser submetidos ao procedimento.

É indicado que o paciente faça o tratamento e retorno para fazer o preenchimento quando todas as lesões tiverem sido extintas. Outra contraindicação ao preenchimento com ácido hialurônico está em pacientes que já se submeteram a outros métodos de preenchimento labial, em específico o com Metacrilato. As substâncias quando entram em contato, podem desencadear um processo inflamatório e infeccioso nos lábios.

Quanto tempo dura o preenchimento labial com ácido hialurônico?

Por mais que seja uma substância produzida pelo organismo, o ácido hialurônico manipulado em laboratório é 100% absorvido pelo organismo. Isso demora cerca de 12 a 18 meses para acontecer.

Provavelmente você deve estar se perguntando quanto ao valor do preenchimento labial com ácido hialurônico. Por decisão do Conselho Federal de Medica (CFM), valores de procedimentos só podem ser passados em consultório após consulta médica. O valor dependerá de diversos fatores como a quantidade, o local e o tipo de produto, não podendo ser informado em site, por telefone, mensagens, e-mail e afins. Desconfie de locais que ofertem o preenchimento a preços muitos atrativos e se informe sempre sobre o tipo de produto está sendo utilizado.