Tel: (11) 5093-3921 / (11) 96445-1045
Facebook do Dr. Paolo Linkedin do Dr. Paolo Instagram do Dr. Paolo Twitter do Dr. Paolo Canal do Youtube do Dr. Paolo

O que é preenchimento facial com ácido hialurônico?

O que é preenchimento facial com ácido hialurônico?

A busca por uma aparência mais jovem faz com que muitas pessoas optem por tratamentos estéticos como o preenchimento facial com ácido hialurônico. Entretanto, antes de partir para uma intervenção estética dessas proporções é necessário pesquisar melhor sobre a técnica.

Saber o que esperar do tratamento escolhido é o primeiro passo para alinhar corretamente as expectativas com a realidade da técnica, alcançando um resultado final mais satisfatório.

Como é realizado o preenchimento facial?

Inicialmente, é necessário saber o que é o preenchimento facial. Ele consiste na aplicação de ácido hialurônico com o objetivo de melhorar o aspecto de rugas e sulcos faciais, uma vez que a substância tem como característica o preenchimento, que gera mais volume, melhorando o contorno e rejuvenescendo a face.

O preenchimento facial é realizado em consultórios e clínicas e tem uma duração de aproximadamente 40 minutos, de acordo com as áreas a serem tratadas.  O produto vem na forma de ampolas e são aplicadas com agulhas ou pequenas cânulas.

Nos últimos anos houve uma evolução muito grande destes produtos e sua forma de aplicação, de forma que é possível hoje conseguir um efeito “lifting” excelente, e mesmo postergar uma cirurgia em pacientes mais jovens que ainda não têm tanta flacidez dos tecidos.

A técnica é realizada por um médico, com especialidade nessa área, como é o caso do cirurgião plástico ou dermatologista. De acordo com o procedimento, o especialista pode optar pela anestesia local ou tópica, sendo que a limpeza é realizada no momento da aplicação que utiliza uma injeção com o ácido hialurônico.

Como a ácido hialurônico age no rosto?

Ao ser aplicado na região facial, o ácido hialurônico preenche o espaço entre as células faciais, proporcionando volume à região na qual foi aplicado. A substância ainda tem outro benefício relacionado com a capacidade que possui de atrair água para a região da aplicação, melhorando a hidratação da pele e o aspecto jovial alcançado pelo procedimento.

O preenchimento facial é um procedimento bastante flexível, podendo ser adotado visando objetivos distintos por parte dos pacientes.

Entre as aplicações mais comuns estão:

  • rugas finas na face;
  • sulcos do rosto, como o sulco nasogeniano, mais conhecido como bigode chinês;
  • aumento do volume do rosto, como para o tratamento da “bochecha murcha”;
  • rugas localizadas na região da boca e nos lábios, conhecidas como periorais;
  • amenização de cicatrizes;
  • preenchimento labial para aumentar o volume dos lábios.
  • preenchimento malar para correção e remodelação da maça do rosto;
  • preenchimento para olheiras e “olhos fundos”.

Devido às diversas aplicações possíveis com o ácido hialurônico, o paciente interessado deve procurar um cirurgião plástico de confiança para tirar as dúvidas e analisar quais intervenções são mais relevantes para as expectativas que possui.

Resultados do preenchimento e tempo de duração dos efeitos

Entre os resultados que podem ser obtidos com o preenchimento facial está o aumento do volume facial, melhorando o contorno do rosto, suavizações de sinais de expressão e sulcos, entre outros.

O tempo de duração dos efeitos do preenchimento com ácido hialurônico pode chegar a dois anos, entretanto, pode variar de acordo com a substância e quantidade utilizadas e o conhecimento do responsável pelo procedimento. Quando realizado com maior frequência a duração também é maior.

É comum que intervenções realizadas na região labial durem menos, devido ao tipo de substância aplicada na região, que costuma ser mais maleável, assim como devido ao uso mais frequente dessa área para fala e mastigação, por exemplo.

O ideal é que ao almejar a realização de um procedimento estético como o preenchimento facial um especialista seja procurado para tirar as dúvidas.