Tel: (11) 5093-3921 / (11) 96445-1045
Facebook do Dr. Paolo Linkedin do Dr. Paolo Instagram do Dr. Paolo Twitter do Dr. Paolo Canal do Youtube do Dr. Paolo

Pré e pós-operatório da mentoplastia (Cirurgia do Queixo)

Pré e pós-operatório da mentoplastia (Cirurgia do Queixo)

Antes de se submeter a qualquer procedimento cirúrgico é essencial que o paciente pesquise e se informe sobre os cuidados que devem ser tomados antes e depois. Para saber melhor sobre o pré e pós-operatório da mentoplastia, por exemplo, indica-se além de pesquisas, uma consulta com um cirurgião plástico que possa esclarecer dúvidas e realizar a avaliação do caso.

Ainda que a pesquisa auxilie o paciente, alguns cuidados são influenciados diretamente pela técnica adotada durante a cirurgia. No caso da plástica de queixo, por exemplo, a opção pela prótese de silicone ou pelo avanço ósseo impacta em como será a recuperação do paciente.

Portanto, conheça quais cuidados devem ser tomados antes e depois da mentoplastia e liste as dúvidas que poderão ser esclarecidas pelo médico.

 

Pré-operatório da mentoplastia

O primeiro passo do pré-operatório é pesquisar um cirurgião plástico registrado na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) para conduzir o procedimento. Com a consulta marcada devem ser esclarecidas as dúvidas sobre a técnica de mentoplastia, as indicações e se você é um candidato apto a realizar a cirurgia.

O médico solicitará os exames necessários para fazer uma avalição do quadro clínico do paciente. É importante que além do histórico médico, seja apresentado ao especialista o histórico odontológico, para avaliar se há necessidade de uma cirurgia ortognática, para a mordida, ou se a mentoplastia é suficiente.

Com os exames realizados e o parecer médico favorável à realização da cirurgia, alguns outros cuidados devem ser tomados para o pré-cirúrgico, como:

  • verificar com o médico qual tipo de anestesia será usada na cirurgia;
  • interromper o uso de medicamentos à base de ácido acetil salicílico e anticoagulantes antes do procedimento;
  • fazer jejum de oito horas antes da cirurgia, incluindo sólidos e líquidos;
  • ter uma higiene bucal meticulosa no período, incluindo o uso de antissépticos ;
  • interromper o uso de tabaco, bebidas alcóolicas e drogas antes da cirurgia, conforme informado pelo médico.

Com as indicações médicas do pré-operatório da mentoplastia devidamente seguidas, o paciente pode se submeter ao procedimento já devendo conhecer quais os cuidados do pós-operatório serão necessários.

 

Pós-operatório da mentoplastia

O pós-operatório da mentoplastia costuma ser tranquilo para o paciente, entretanto, deve-se seguir cuidadosamente as indicações médicas para que haja mais segurança e conforto nessa etapa. Conheça os principais cuidados :

  • o paciente deve permanecer de repouso por cerca de 7 a 10 dias após a cirurgia, a depender de qual técnica foi empregada. Após esse período, as atividades mais leves podem começar a ser retomadas de acordo com a liberação médica;
  • nos primeiros dias é comum que a área fique inchada, roxa e haja alteração da sensibilidade do queixo. Para amenizar estas ocorrências deve-se realizar compressas de gelo na região e manter a cabeceira elevada. Pode-se optar também por fazer drenagens linfáticas para melhorar o inchaço;
  • nos primeiros cinco dias posteriores à cirurgia plástica de queixo o paciente deve evitar alimentos muito quentes, mas não há restrição quanto a tipos de alimentos, e não há restrição para a mastigação;
  • a higiene bucal usando escova macia e antisséptico é essencial no período posterior à mentoplastia visando manter a boca higienizada e evitar infecções.

Os pontos da cirurgia são absorvidos pelo próprio organismo, não havendo necessidade de retirada de nenhum fio.

O acompanhamento do pós-operatório da mentoplastia é fundamental para uma boa recuperação.