Tel: (11) 5093-3921 / (11) 96445-1045
Facebook do Dr. Paolo Linkedin do Dr. Paolo Instagram do Dr. Paolo Twitter do Dr. Paolo Canal do Youtube do Dr. Paolo

Por que é importante o repouso após uma cirurgia plástica

A cirurgia plástica, como todo procedimento cirúrgico, exige que o paciente se recupere adequadamente tomando as devidas precauções e descansando por tempo suficiente para se recuperar totalmente da cirurgia. A fase pós-operatória é tão importante quanto a própria cirurgia, pois determinará o resultado final de todo o procedimento.

Por conseguinte, devem ser tomadas medidas adequadas para assegurar que a pele cicatrize da melhor maneira possível. É também crucial que os medicamentos prescritos sejam tomados corretamente e que as atividades físicas sejam reduzidas ao mínimo. O cirurgião deve ser consultado antes que o paciente volte à sua rotina de atividades físicas.

Lidando com a dor

Inicialmente, o paciente pode experimentar vários graus de dor, dependendo do tipo da cirurgia. Essas dores são de natureza temporária e podem ser aliviadas com a ajuda de anti-inflamatórios e analgésicos prescritos pelo cirurgião plástico. Além disso, o próprio repouso ajuda a aliviar as dores. Compressas frias podem ser usadas para reduzir a dor na área recém-operada. Compressas são uma maneira eficaz de aliviar a dor e reduzir o inchaço.

Combatendo infecções

As incisões realizadas para as cirurgias podem se tornar porta de entrada para infecções nos locais operados. É extremamente importante que as infecções sejam evitadas para que as feridas cicatrizem bem. O risco de infecções é diminuído limpando-se as feridas de maneira eficaz e trocando-se os curativos em intervalos regulares. Antibióticos também são prescritos pelo médico, a fim de evitar infecções.

Curando feridas

Considerando que a cirurgia plástica é um procedimento invasivo, incisões são inevitáveis. Pode haver inchaço e hematomas associados a ferida, o que não é uma causa de preocupação. É uma reação natural do corpo ao trauma cirúrgico. No entanto, é extremamente importante que as feridas cicatrizem completamente, para o bom resultado da cirurgia. É crucial entender que as feridas levam meses para curar e requerem cuidado e paciência adequados antes e depois da remoção das suturas. Aplicação regular dos unguentos, ingestão adequada dos medicamentos prescritos e o repouso irão garantir que as feridas sejam curadas completamente. O cirurgião irá orientar sobre a necessidade de pomadas e a forma de se fazer os curativos