O que é preenchimento com gordura?

O que é preenchimento com gordura?

Quem está à procura de procedimentos cirúrgicos já deve ter ouvido falar do preenchimento com gordura. O método, que retira a gordura de uma parte do corpo e a enxerta em outro local, pode ser usada para o rejuvenescimento facial ou para deixar o contorno corporal mais curvilíneo.

Independente do local em que o procedimento de preenchimento com gordura será feito é necessário, em primeiro momento, contar com um cirurgião plástico para analisar se essa é a técnica que melhor trará resultado perante as expectativas do paciente.

Para que fique mais claro como funciona a lipoenxertia ou preenchimento com gordura, vamos explicar o que é o procedimento e como ele é feito.

O que é a lipoenxertia ou preenchimento com gordura?

A lipoenxertia consiste na técnica de retirada de gordura de um local — pode ser do abdômen, da parte interna das coxas ou das costas, por exemplo —, preparar essa gordura e colocá-la em outra parte do corpo. Esse material, repleto de células tronco, vai ser enxertado no local desejado e modelado pelo cirurgião plástico.

Esse preenchimento de gordura pode ser feito em diversas partes do corpo, sendo elas:

  • Nos glúteos: para dar volume à região ou minimizar imperfeições como tamanhos diferentes;
  • Nas pernas: em específico nas coxas, para conferir maior volume ao local;
  • Nos seios: para promover assimetria ou aumento de volume;
  • Nos lábios: para torna-los mais volumosos;
  • Na face: para promover o rejuvenescimento facial, minimizar linhas de expressão, rugas, eliminar o bigode chinês, para melhorar a assimetria e a harmonia do rosto.

O resultado é mais natural, quando comparado com a prótese de silicone, por exemplo, isso sem deixar de mencionar que é um procedimento duradouro. Por se tratar de um procedimento cirúrgico ele deve ser feito em um centro médico e por uma equipe multidisciplinar, com anestesista, enfermeiros e o cirurgião plástico.

Para a retirada da gordura é feita uma espécie de lipoaspiração e com o auxílio de uma cânula é retirada a quantidade de material adiposo que será utilizado em outro local. Por vezes, o paciente aproveita a ocasião para fazer a lipoaspiração e promover a remodelada no corpo.

Após separada a gordura a ser reutilizada, o cirurgião fará uma filtragem e a seleção da quantidade de gordura a ser reaproveitada no procedimento de preenchimento de gordura. Essa lipoenxertia é feita com agulha ou cânulas, que vão colocar a gordura no local desejado.

Quando o procedimento é no rosto, a quantidade de gordura necessária é menor, e o cirurgião pode optar pela anestesia local para a retirada de gordura e para o enxerto na face. O paciente não precisa de internação e pode retornar as atividades no dia posterior a lipoenxertia.

Em caso de procedimento combinado a outro, pode ser necessário um breve período de internação para acompanhamento pós-operatório.

Para que serve o preenchimento com gordura?

O nome já diz, o procedimento serve para preencher locais que precisam aumentar o volume, para modelar as formas corporais e para promover o rejuvenescimento facial.

Por se tratar de um material repleto de células tronco, quando essas se agruparem com as células que estão no local do enxerto, vão promover uma melhoria no aspecto da pele ao promover uma renovação celular no local.

Diferente do preenchimento com ácido hialurônico, que passado cerca de um ano, é 100% absorvido pelo organismo, quando falamos do preenchimento com gordura, parte é absorvida após a cirurgia, porém o restante é definitivo. Ou seja, pode ser um procedimento considerado permanente.

Como é o pós-operatório da lipoenxertia?

Por se tratar de um procedimento cirúrgico, o paciente que fez a lipoenxertia deve ter alguns cuidados. Não praticar exercícios físicos por no mínimo 2 semanas, não tomar sol por 2 meses, evitar batidas ou lesões no local em que o procedimento foi feito.

No pós-operatório apresenta inchaço e roxidão nas áreas tratadas, porém não é comum que tenha dor, a não ser em áreas lipoaspiradas maiores. Estes sinais desaparecem em poucas semanas.

O preenchimento de gordura é um procedimento pouco invasivo, logo, o paciente não precisa de internação prolongada. Constatado que está tudo correto, ele é liberado para ir para casa no mesmo dia, não sendo necessário repouso absoluto.