Tel: (11) 5093-3921 / (11) 96445-1045
Facebook do Dr. Paolo Linkedin do Dr. Paolo Instagram do Dr. Paolo Twitter do Dr. Paolo Canal do Youtube do Dr. Paolo

Mitos e verdades sobre a cirurgia de rinoplastia

Mitos e verdades sobre a cirurgia de rinoplastia

A rinoplastia é um dos procedimentos estéticos mais realizados no Brasil. Em 2015 foram realizadas 1,5 milhão de cirurgias plásticas no país, sendo que a cirurgia do nariz ocupou a quarta posição como mais procurada, ficando atrás apenas da mamoplastia, lipoaspiração e blefaroplastia.

A procura pela rinoplastia apresentou um crescimento de 10%, indicando que a técnica é ainda uma das preferidas dos brasileiros. Entretanto, ainda existe muita especulação relacionada com essa cirurgia plástica.

Compreender o que é mito e o que é verdade no que o senso comum diz sobre a rinoplastia é um passo importante para quem está interessado em submeter-se ao procedimento. Confira!

MITO – a rinoplastia é muito dolorosa

Um dos mitos mais difundidos sobre a rinoplastia é que a cirurgia plástica do nariz é extremamente dolorosa, o que não é verdade. Ainda que haja incômodos e dores relacionadas com a realização do procedimento, eles são muito leves, e muitos pacientes nem fazem uso de analgésicos.

MITO – é possível obter o formato de nariz que quiser

Ainda que a rinoplastia tenha indicações variadas por ser capaz de corrigir diversas imperfeições do nariz, não é verdade que é possível obter o formato de nariz que quiser, principalmente em casos de pacientes que procuram pela cirurgia com o intuito de ficar com o nariz semelhante ao de outra pessoa.

O objetivo da cirurgia plástica é alcançar mais harmonia facial, portanto a avaliação é individual, sendo o cirurgião plástico o mais qualificado para indicar um formato e tamanho de nariz mais harmonioso. O objetivo é obter o melhor nariz para cada pessoa, considerando suas características individuais.

VERDADE – a cirurgia plástica de nariz pode causar problemas respiratórios

Apesar dos riscos serem reduzidos, a rinoplastia é uma cirurgia complexa e exige a formação adequada para ser conduzida. Quando realizada com um profissional não qualificado para este tipo de procedimento, existem riscos reais de prejudicar a capacidade respiratória do paciente, como com o colabamento da válvula nasal externa e interna.

Quando realizada por um profissional especializado e equipe preparada, esses riscos são quase inexistentes.

VERDADE – a rinoplastia pode corrigir disfunções respiratórias

Assim como é capaz de afetar a respiração negativamente, quando não executada corretamente, a rinoplastia é um procedimento que pode ser usado com o objetivo de corrigir disfunções respiratórias, como o desvio de septo e a hipertrofia das conchas nasais.

MITO – a recuperação da rinoplastia é muito difícil

Outro mito relacionado com a rinoplastia é que a recuperação e pós-operatório são muito difíceis. A cirurgia, como outras, exige um tempo de repouso com uso de medicamentos e também cuidados com a exposição da região operada, como ao sol e à friagem.

Entretanto, a recuperação costuma ser bastante tranquila quando as indicações médicas são seguidas corretamente.

MITO – é possível ver o resultado da cirurgia no primeiro mês

No primeiro mês após a rinoplastia é possível identificar algumas diferenças, entretanto, o resultado final só aparece entre seis a doze meses que é o período necessário para cicatrização.

A cirurgia plástica do nariz costuma deixar hematomas e inchaços por um tempo, o que dificulta que o resultado seja visto tão rapidamente.

VERDADE – a plástica de nariz pode ser feita mais de uma vez

Como demora alguns meses até a recuperação e cicatrização da cirurgia, pode acontecer de depois desse período o paciente não alcançar os resultados que esperava com a cirurgia plástica. Nesses casos é possível realizar uma segunda ou terceira rinoplastia visando melhorar os resultados obtidos.

É importante ressaltar que a rinoplastia secundária, como é chamada, apresenta mais complexidade de execução devido a já apresentar alterações e manipulações prévias.

MITO – pode-se identificar quem fez cirurgia do nariz rapidamente

Um medo recorrente de quem deseja fazer a cirurgia plástica do nariz é que ela fique muito evidente, sendo facilmente reconhecida em diferentes ambientes. No entanto, não é possível identificar assim quem já realizou alguma alteração estética no nariz, quando feita com as técnicas corretas.

A cicatriz costuma ser bastante discreta, assim como o objetivo da rinoplastia é proporcionar um resultado mais natural e harmonioso com a face do paciente, sendo difícil de identificar quem já se submeteu ao procedimento.