Tel: (11) 5093-3921 / (11) 96445-1045
Facebook do Dr. Paolo Linkedin do Dr. Paolo Instagram do Dr. Paolo Twitter do Dr. Paolo Canal do Youtube do Dr. Paolo

Inchaço após uma cirurgia de rinoplastia

Inchaço após uma cirurgia de rinoplastia

A rinoplastia é a cirurgia plástica realizada para correções estéticas e funcionais no nariz, portanto, pessoas insatisfeitas com o formato do nariz podem se beneficiar desse procedimento. Muitas se preocupam, no entanto, com o inchaço após a rinoplastia. Apesar de não poder ser evitado, o edema pode ser minimizado com os cuidados corretos.

Cirurgias de rinoplastia nas quais são realizadas fraturas no osso nasal provocam um trauma maior, o que resulta em mais inchaço pós-cirúrgico. Ainda assim, cuidar corretamente da saúde e seguir as indicações médicas são importantes aliados para minimizar os desconfortos da recuperação.

O inchaço após a rinoplastia pode causar mais restrições alimentares e dificuldades para respirar no pós-operatório imediato, no entanto, ele tende a melhorar após as primeiras semanas.

Por quanto tempo o inchaço após rinoplastia persistirá?

Devido às diferenças entre as cirurgias, é importante que o paciente que deseja submeter-se ao método saiba que o inchaço após a rinoplastia poderá demorar mais para melhorar em algumas situações, como quando ocorre a fratura do osso nasal. Normalmente, a recuperação do edema melhora nos seguintes prazos:

  • inchaço mais intenso mantém-se por cerca de 30 dias;
  • o edema moderado continua do 2º ao 3º mês;
  • o inchaço residual pode permanecer do 4º ao 6º mês após a cirurgia.

Respeitar as indicações médicas para o pré e pós-operatório é importante para que as chances de complicação e piora do edema sejam menores. Assim, o paciente também pode seguir algumas instruções que possibilitem um inchaço mais ameno e que cause menos desconfortos. No entanto, é relevante destacar que o edema é normal após uma cirurgia plástica, não sendo possível evitá-lo completamente. Além disto, o edema varia de pessoa para pessoa e, por exemplo, pacientes com pele grossa e muito oleosa tendem a ter mais inchaço e que leva mais tempo para desaparecer.

Como cuidar do inchaço após a rinoplastia?

Os cuidados para o sucesso da rinoplastia devem ter início antes da cirurgia e continuar no pós-operatório para que o procedimento seja mais bem-sucedido e os resultados atendam melhor às expectativas do paciente. Confira algumas dicas!

Informe ao médico todos os medicamentos que faz uso

Já nas consultas antes de marcar a cirurgia é importante contar para o médico responsável quais são os medicamentos (ou suplementos) que faz uso, seja contínuo ou não. Essa etapa é muito importante, pois alguns remédios contêm substâncias que podem prejudicar a anestesia e também aumentar o sangramento durante a cirurgia. Faça uma lista completa e verifique quais deles precisam ser cortados antes e depois do procedimento.

Siga as instruções do cirurgião plástico

O médico passará uma série de instruções para antes e depois da cirurgia que devem ser seguidas à risca pelo paciente para garantir mais segurança no procedimento e também mais sucesso nos resultados obtidos.

Os cuidados incluem o que deverá ser realizado antes da cirurgia, no dia do procedimento e durante a recuperação, incluindo exames e outros cuidados.

Tenha uma alimentação saudável

A alimentação saudável é um aspecto essencial para um paciente que vai se submeter a uma cirurgia. Isso porque alguns nutrientes contribuem para uma recuperação mais rápida e para o controle do inchaço. Algumas dicas são:

  • invista em frutas e legumes que sejam ricos em fibras, pois eles ajudam no bom funcionamento intestinal, reduzindo as chances de prisão de ventre causada pelas medicações;
  • reduza o consumo de sódio antes e depois da cirurgia para reduzir o inchaço pós-cirúrgico;
  • beba muita água para manter-se hidratado;
  • evite alimentos muito quentes nos primeiros dias após a cirurgia, pois fazem aumentar o inchaço e predispor a sangramentos.

Esses cuidados são os primeiros passos para uma recuperação mais tranquila.

Pare de fumar e de consumir álcool

Tanto o cigarro como o álcool são vilões na recuperação e cicatrização adequadas. Portanto, corte esses dois componentes já nas semanas anteriores à cirurgia para garantir uma melhor recuperação e menos edemas.

Faça um repouso adequado

Após a cirurgia seguir as indicações médicas sobre repouso, alimentação e atividades permitidas é muito importante para que o inchaço diminua mais rápido. Assim, ficar com a cabeça elevada ajuda a melhorar o edema e compressas frias também podem ser benéficas.

Converse com o cirurgião plástico antes de realizar o procedimento e prepare-se melhor para tratar do inchaço após rinoplastia e obter um resultado mais satisfatório em menos tempo!