Tel: (11) 5093-3921 / (11) 96445-1045
Facebook do Dr. Paolo Linkedin do Dr. Paolo Instagram do Dr. Paolo Twitter do Dr. Paolo Canal do Youtube do Dr. Paolo

Homens podem fazer lipoaspiração?

Homens podem fazer lipoaspiração?

A lipoaspiração é a cirurgia plástica mais realizada tanto em mulheres (ao lado da mamoplastia de aumento) quanto nos homens.A alta procura pela lipoaspiração entre homens deve-se à capacidade do procedimento de reduzir ou eliminar gorduras localizadas, proporcionando um aspecto mais jovem e um corpo com melhor contorno àqueles que se submetem ao procedimento.

Entre os homens, os locais nos quais a lipoaspiração é mais comum são as papadas, flancos (onde se concentram os pneuzinhos) e abdome. Portanto, homens não só podem fazer a lipoaspiração, como este é o procedimento mais indicado para atender diversas demandas estéticas masculinas.

Para quem é indicada a lipoaspiração?

O nome do procedimento significa lipo = gordura + aspiração, ou seja, a técnica visa apenas a retirada da gordura localizada, não sendo indicada caso o objetivo seja redução de peso, por exemplo.

Independentemente do candidato à lipoaspiração ser homem ou mulher, ele deve atender a alguns critérios médicos:

  • ter gordura localizada em uma região com boa elasticidade da pele;
  • não estar muito acima do peso ideal (indica-se o cálculo do IMC);
  • não ter como objetivo a redução do peso ou melhora da flacidez da pele.

A técnica é bastante segura, desde que as indicações médicas sejam cumpridas pelo paciente. Além dos exames antes do procedimento, deve-se ficar atento aos cuidados do pós-operatório.

Existe diferença entre a lipoaspiração para homens e mulheres?

Não há diferenças qualitativas no procedimento quando o paciente é homem ou mulher. Uma diferença que pode existir é que a gordura no corpo masculino é mais homogênea, sendo mais difícil de ser esculpida. Entretanto, esse aspecto não altera a natureza da intervenção estética.

Para realizar a lipoaspiração masculina são feitas incisões de menos de 1 centímetro nos locais que concentram a gordura localizada. Por meio de cânulas inseridas nessas incisões e conectadas a um aparelho, a gordura é aspirada.

O volume máximo de gordura que pode ser aspirada em uma cirurgia é determinado pela extensão da área a ser operada e pelo peso do paciente, ressaltando que como o objetivo da intervenção não é a perda de peso, esse volume consiste na retirada da gordura dos locais que mais incomodam o paciente.

O objetivo da lipoaspiração masculina deve ser um corpo mais esculpido, sem perder a proporção entre tórax, abdome e quadril.

Após exames físicos e clínicos e uma avaliação do quadro de saúde do paciente, o cirurgião plástico avaliará a viabilidade do procedimento, assim como o quanto de gordura poderá ser retirada, visando proporcionar segurança.

Como é o pós-operatório?

O pós-operatório não é diferente entre homens e mulheres. A alta hospitalar deve ocorrer em até 24 horas. Nas primeiras horas a ingestão de líquidos e alimentos deve ser balanceada de acordo com a indicação médica. Após o alta é necessário:

  • permanecer afastado do trabalho por um período de no mínimo sete dias após o procedimento;
  • usar cinta compressiva por no mínimo um mês, visando melhorar os resultados obtidos;
  • indica-se a realização de drenagem linfática com um fisioterapeuta após o procedimento visando reduzir inchaços e fibroses;
  • não se deve praticar exercícios físicos pesados até a liberação médica, que costuma ocorrer em cerca de 30 dias.

As dores nos primeiros dias não são tão intensas, podendo ser amenizadas com medicamentos prescritos pelo cirurgião plástico. Portanto, a lipoaspiração pode ser realizada por homens, sendo indicado procurar um médico de confiança para conduzir o procedimento.