Tel: (11) 5093-3921 / (11) 96445-1045
Facebook do Dr. Paolo Linkedin do Dr. Paolo Instagram do Dr. Paolo Twitter do Dr. Paolo Canal do Youtube do Dr. Paolo

Como escolher um cirurgião para a rinoplastia?

Como escolher um cirurgião para a rinoplastia?

A rinoplastia é um procedimento estético complexo e deve ser realizada por um cirurgião plástico com experiência na realização da técnica para garantir um resultado mais satisfatório para o paciente. Ao interessar-se pela realização dessa intervenção estética, muitos pacientes se questionam sobre como escolher um especialista.

A seguir, identificamos algumas etapas importantes que devem ser seguidas pelo paciente que deseja encontrar um especialista de confiança e com os conhecimentos necessários para a realização da cirurgia.

Pesquisando um cirurgião plástico

Quando interessado em fazer a rinoplastia, o paciente pode iniciar a busca realizando pesquisas sobre o procedimento e profissionais que o executam. Mesmo que tenha alguma indicação de especialista, é importante visitar o site do profissional, ler os conteúdos relacionados com a rinoplastia para analisar o conhecimento dele sobre a técnica.

Para encontrar um cirurgião plástico de confiança é necessário realizar uma busca no site da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica na aba “Encontre um cirurgião”. Indique o nome do médico na busca para verificar se ele está apto para realizar o procedimento e se é um membro “especialista” da SBCP.

Essa indicação comprova que o profissional concluiu a residência em cirurgia plástica, o que garante ao paciente que o médico realizou todos os processos legais para realizar esse tipo de cirurgia.

Outro passo importante é avaliar o currículo do médico. Avalie em qual universidade e/ou hospital ele estudou e onde fez a residência médica. Também avalie a participação em congressos e eventos da área médica e os artigos relacionados ao tema de rinoplastia.

As técnicas e recursos utilizados avançam constantemente para proporcionar mais segurança e resultados mais satisfatórios aos pacientes e manter-se atualizado e estudando é um aspecto importante para os médicos, principalmente os especialistas em determinada área, como a cirurgia plástica e a rinoplastia.

Após todos esses processos realizados é possível que você tenha escolhido um ou mais profissionais que apresentaram integridade e confiança durante a pesquisa. Entretanto, a escolha ainda não deve ser definitiva.

Conversando com o especialista em rinoplastia

Com os cirurgiões plásticos escolhidos, agende uma consulta de avaliação. Esse momento é fundamental para que o paciente avalie se o profissional passa a segurança necessária para ele, esclarecendo questões relacionadas com a cirurgia, pré e pós-operatório, alterações que podem ser realizadas no nariz e também estrutura do local no qual a cirurgia será realizada. De acordo com a SBCP algumas perguntas que devem ser feitas ao profissional são:

  • quantos anos de experiência em cirurgia plástica você tem?
  • como são as instalações do centro cirúrgico ?
  • a rinoplastia é indicada para mim?
  • o que posso fazer para ter resultados mais satisfatórios com a cirurgia?
  • onde e como será realizado o procedimento?
  • qual técnica cirúrgica é recomendada para o meu caso?
  • como será o pós-operatório? Qual o tempo para recuperação?
  • existem riscos e complicações que podem surgir durante o procedimento?
  • como as complicações são tratadas?
  • como será a aparência do meu nariz após a cicatrização?

O objetivo dessa série de perguntas é além de verificar se o cirurgião plástico está capacitado para realizar o procedimento, deixar todas as informações claras para o paciente, de forma a evitar o surgimento de falsas expectativas relativas à cirurgia.

Após essas questões esclarecidas, o especialista deve solicitar os exames médicos necessários para avaliar o quadro clínico do paciente. Portanto, procure por um profissional de sua confiança!