Conheça os melhores tratamentos para o rejuvenescimento facial

Conheça os melhores tratamentos para o rejuvenescimento facial

Atualmente, a vaidade não é uma qualidade restrita a um grupo de pessoas, sendo que tanto homens quanto mulheres, de diferentes idades, buscam soluções para uma estética mais harmoniosa. Com isso, os tratamentos de rejuvenescimento facial estão entre os mais buscados.

Inicialmente, deve-se saber que o rejuvenescimento facial pode implicar em tratamentos cirúrgicos ou clínicos, que são aqueles realizados no consultório. Conhecer as indicações de cada um deles é fundamental para uma decisão mais acertada e alinhamento correto das expectativas com aquilo que pode ser atendido pelo procedimento.

Tratamentos clínicos para rejuvenescimento facial

Os tratamentos clínicos para rejuvenescimento facial são indicados quando os incômodos do paciente são leves ou médios, como rugas finas, manchas, marcas de expressão ou problemas semelhantes. Os principais deles são:

Aplicação de Botox®

A aplicação de toxina botulínica, conhecida popularmente como Botox®, é indicada para tratamentos de rugas e linhas de expressão, principalmente, na região próxima dos olhos e testa. A substância é aplicada com agulha e o procedimento é considerado pouco invasivo.

No organismo, a toxina botulínica funciona interrompendo a comunicação nervosa da região na qual foi aplicada, impedindo a contração muscular que causa as rugas. Para que o resultado seja natural, é importante realizar o procedimento com um cirurgião plástico especializado.

Ácido hialurônico

Muitas vezes confundido com o Botox® está o ácido hialurônico, sendo o procedimento conhecido como preenchimento facial. Devido às propriedades da substância, essa aplicação é indicada principalmente em casos de sulcos faciais ou flacidez excessiva, pois ela hidrata a região e melhora a firmeza da pele.

Peelings químicos

Outro tratamento clínico de rejuvenescimento facial é o peeling químico, sendo que esse recurso pode ser de diferentes níveis, desde mais superficiais até mais profundos, de acordo com o produto usado e número de sessões realizadas.

O peeling é usado principalmente para clareamento de manchas na face, minimizar marcas e também deixar a pele mais homogênea e viçosa.

Tratamentos cirúrgicos para rejuvenescimento facial

Em casos nos quais as exigências dos pacientes são maiores, com marcas faciais mais profundas, pode ser indicada a realização de alguma cirurgia de rejuvenescimento facial. A seguir destacamos algumas delas.

Lifting facial

O lifting facial, também chamado de ritidoplastia, é um procedimento cirúrgico indicado para pacientes que apresentem uma redução da elasticidade da pele, assim como perda da tonicidade muscular sinalizada pelo surgimento de rugas e outras marcas decorrentes do envelhecimento.

No procedimento é realizada a retirada do excesso de pele, reduzindo a flacidez da face. O foco da técnica pode ser o terço superior, médio ou inferior, de acordo com as necessidades apresentadas pelo paciente.

Lipoaspiração de papada

A lipo da papada é um procedimento cirúrgico rápido, realizado com anestesia local, que tem como objetivo a retirada do excesso de gordura da região que provoca o chamado “queixo duplo”.

Os resultados são mais satisfatórios quando, apesar do excesso de gordura na região, o paciente não possui tanta flacidez na pele. O tratamento contribui para um contorno facial mais harmônico.

Lipoenxertia de gordura

O envelhecimento pode causar a atrofia dos tecidos faciais, como músculos, pele e gordura, causando a perda de volume em regiões como a maçã do rosto.

Nesses casos, o tratamento indicado é a lipoenxertia de gordura, pois utiliza-se gordura do próprio corpo para devolver o volume da região afetada, rejuvenescendo a face e proporcionando um aspecto mais jovial, pois as células-tronco contribuem para a recuperação da pele. Diferente do ácido hialurônico, em que o efeito passar após 12 meses, com a lipoenxertia ele é duradouro.

Blefaroplastia

A blefaroplastia está entre os procedimentos cirúrgicos para rejuvenescimento facial mais procurados atualmente, pois ela permite melhorar o aspecto das pálpebras e da região peri-orbital, que é fundamental para uma aparência jovial.

O procedimento pode envolver a retirada do excesso de pele da região, correção de sulcos ou mesmo reposicionamento das estruturas para melhor harmonia com as demais estruturas faciais. A escolha de qual tratamento para rejuvenescimento facial será feito deve ser realizada juntamente com um cirurgião plástico de confiança com o objetivo de alinhar melhor as demandas do paciente com os resultados possíveis com cada técnica.

 

Fontes de referência:

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP);

Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Dr. Paolo Rubez (CRM/SP : 124773)