Tel: (11) 5093-3921 / (11) 96445-1045
Facebook do Dr. Paolo Linkedin do Dr. Paolo Instagram do Dr. Paolo Twitter do Dr. Paolo Canal do Youtube do Dr. Paolo

Como funciona a rinoplastia?

Como funciona a rinoplastia?

A rinoplastia ou cirurgia plástica do nariz, como é frequentemente chamada pelos pacientes e pessoas interessadas em realizar o procedimento, visa corrigir imperfeições e melhorar a aparência e a proporção do nariz com relação ao restante da face.

Embora muitas pessoas tenham interesse em realizar a rinoplastia para fins estéticos, a cirurgia plástica nasal também pode ser feita com o intuito de corrigir alguma disfunção do aparelho respiratório causada por deformidades na estrutura do nariz. Dessa forma, é possível afirmar que a rinoplastia permite:

  • Alterar o tamanho do nariz;
  • Mudar a largura do dorso nasal;
  • Corrigir assimetrias e desvios nasais;
  • Modificar a ponta do nariz, que pode ser afinada ou arrebitada, por exemplo;
  • Melhorar aspectos funcionais do nariz, entre outras alterações.

No entanto, apesar de ser um procedimento estético bastante comum, é necessária a avaliação de um especialista em cirurgias plásticas para confirmar a possibilidade de realizar a rinoplastia.

Como é a avaliação para rinoplastia?

A avaliação é fundamental para o cirurgião plástico compreender as expectativas do paciente com o procedimento, avaliar qual técnica é a mais indicada para o caso e, principalmente, confirmar se a pessoa é uma boa candidata à rinoplastia.

Durante a avaliação o especialista solicita a realização de exames a fim de se certificar do estado de saúde do paciente. Dentre as questões analisadas pelo cirurgião plástico para confirmar a possibilidade de realização da cirurgia plástica do nariz, incluem:

  • Fatores de risco pré-existentes, como doenças crônicas;
  • A estrutura nasal para a passagem de ar;
  • O quadro de saúde do paciente;
  • A proporção do formato do nariz em relação às outras áreas da face, como testa, queixo, bochechas, entre outras;
  • O principal motivo que levou o paciente a buscar a cirurgia, podendo ser uma necessidade tanto estética quanto funcional;
  • A elasticidade da pele do paciente;
  • Formato do osso nasal, que, dependendo do procedimento, precisa ser alterado;
  • Rigidez das cartilagens;
  • Estrutura interna do nariz (septo, cornetos, válvulas etc.).

Após realizar toda a avaliação e considerar o paciente apto à realização do procedimento, o cirurgião plástico irá explicar como ocorre a rinoplastia, esclarecendo todas as possíveis dúvidas do interessado.

Como a cirurgia plástica do nariz é realizada?

Durante a realização da rinoplastia aberta, que é a técnica mais segura e realizada pelo Dr. Paolo Rubez, o especialista deixa expostas as estruturas, como cartilagens, ligamentos e ossos, e os molda e reposiciona de acordo com a necessidade do caso.

É bastante comum que, caso as estruturas nasais do paciente não apresentem condições favoráveis ou não sejam suficientes para realizar o procedimento, sejam utilizadas cartilagens de outras partes do corpo do paciente, tais como costelas ou orelhas.

A rinoplastia pode ser realizada sob anestesia geral ou local com auxílio de sedação, dependendo do que for mais confortável ao paciente e mais seguro, de acordo com o cirurgião plástico. Em ambas as situações, o paciente pode receber alta em, no máximo, 24 horas, salvos os casos nos quais há a necessidade de um período maior de recuperação, como quando a rinoplastia é associada a outra cirurgia plástica, por exemplo.

Agende sua consulta