Como funciona o pré-operatório da Rinoplastia

Após muito pensar e analisar os prós e os contras de uma rinoplastia, ou seja, uma cirurgia plástica no nariz, ficou decidido que se submeterá ao procedimento cirúrgico? Saiba que antes de entrar na sala de cirurgia e ter o nariz desejado, são necessários diversos cuidados. O primeiro e mais importante, é a consulta com um cirurgião plástico renomado, que indicará a melhor técnica e trará melhor harmonia para face.

Na consulta com o cirurgião plástico que fará a rinoplastia, é de extrema importância que seja relatada qualquer doença pré-existente e medicações em uso. Seja uma rinite alérgica ou uma doença cardíaca, nada deve ser deixado de mencionar ao cirurgião, para que ele possa avaliar os riscos do procedimento cirúrgico. Mesmo o uso de vitaminas e suplementos devem ser mencionados.

Após o primeiro sinal verde para a realização da cirurgia plástica, que é a avaliação prévia em consultório, uma lista de exames clínicos será solicitada, sendo necessários para que o paciente esteja apto para a cirurgia.  Os exames que devem ser apresentados antes de agendar a cirurgia são:

• Exames de sangue: hemograma completo para a conferência de possíveis anemias, infecções entre outros fatores impeditivos;
  • Eletrocardiograma (ECG): para avaliação cardiológica. Assim o cirurgião pode identificar fatores de risco e evitar riscos no centro cirúrgico;
  • Coagulograma: Esse exame medirá o tempo de coagulação do paciente, como os seguintes fatores Tempo de Sangramento (TS), Tempo de Coagulação (TC), Retração do coágulo, Tempo de Ativação da Protrombina (TAP), Tempo de Ativação Parcial da Tromboplastina (KPTT ou TTPA) e o número de Plaquetas;
  • Análise para medição de: ureia, sódio, creatinina e do potássio.Exame de sangue é capaz de identificar o nível de cada um dos agentes mencionados;
  • Tomografia computadorizada: Com esse diagnóstico de imagens, o cirurgião plástico terá uma visão mais completa do nariz, cartilagens e ossos, que evitará imprevisto durante a cirurgia de rinoplastia.

Após ter todos esses exames em mãos, retorne ao consultório do cirurgião plástico para que ele avalie todos os resultados e libere ou não a cirurgia. Em caso de alguma anormalidade, o médico indicará ao paciente que procure por um tratamento e, quando estabilizado, retorno para fazer a plástica no nariz.

Sinal verde para rinoplastia

O paciente que estiver com a saúde em dia, poderá agendar a cirurgia e será orientado quanto a alguns cuidados no pré-operatório. O primeiro deles refere-se ao uso de medicamentos, como anti-inflamatórios e os de uso contínuo, como a pílula anticoncepcional. É indicado que remédios com princípios ativos que interfiram na coagulação sejam suspensos alguns dias antes.

Ficam mantidos, por exemplo, medicamentos anti-hipertensivos, hormônios tireoidianos e antidepressivos de uso diário, sendo que eles devem ser tomados pelo paciente no dia da cirurgia plástica. A lista de medicamentos será indicada pelo médico, logo atente-se e caso venha a tomar algum deles por descuido, não deixe de informar ao cirurgião. O período de suspensão deve ser previamente acordado com médico, sendo que alguns devem ser suspensos com 15 dias de antecedências e outros um dia antes do procedimento.

Alimente-se bem e mantenha a pele hidratada

Manter uma alimentação mais saudável antes da rinoplastia auxiliará na recuperação do organismo. Por se tratar de um procedimento invasivo, a recuperação é um pouco lenta, e quanto mais saudável o corpo, melhor a imunidade e menores as chances de qualquer reação ou problema no pós-cirúrgico.

Tomar muita água e hidratar a pele também se faz necessário. No caso da cirurgia no nariz, a saúde da pele do rosto tem grande importância e influencia no resultado da cirurgia.

Pare de fumar

Devido ao grande esforço de cicatrização  da rinoplastia, é indicado que tabagistas deixem de fumar no mínimo 30 dias antes e depois do procedimento. O cigarro tem impacto muito negativo na circulação e traz grandes riscos para a cirurgia.

Em caso de dúvidas, converse sempre com o cirurgião plástica que fará a rinoplastia. Ele é quem indicará todos os cuidados pré-operatórios para que a cirurgia corra da forma mais tranquila e resulte em um pós-operatório tranquilo.