Tel: (11) 5093-3921 / (11) 96445-1045
Facebook do Dr. Paolo Linkedin do Dr. Paolo Instagram do Dr. Paolo Twitter do Dr. Paolo Canal do Youtube do Dr. Paolo

Como funciona o pós-operatório da cirurgia de Rinoplastia

A rinoplastia é um procedimento cirúrgico complexo, mas, apesar disso, demanda um período de recuperação relativamente curto. Os pacientes apresentam principalmente inchaço no nariz, tanto interno quanto externamente, e roxidão na região das pálpebras inferiores.

Nas primeiras semanas pode haver desconforto para respirar pelo nariz , pelo inchaço. Surpreendentemente a Rinoplastia não causa dor. A sua fácil recuperação torna a rinoplastia um procedimento seguro e extremamente popular.

Pós-operatório da cirurgia de rinoplastia

Primeira semana de pós operatório

O primeiro retorno pós operatório será na primeira semana após a cirurgia plástica. Durante essas visitas, o cirurgião verificará se as incisões estão cicatrizando corretamente, se há sinais de infecção ou excesso de sangramento ou inchaço.

Na primeira semana será feita a retirada dos pontos e a troca de curativos. Se houver splints nasais, eles serão também removidos na primeira semana.

É importante manter a cabeceira da cama elevada nas primeiras semanas e realizar lavagens internas no nariz com soro fisiológico.

Segunda semana de pós operatório

Com duas semanas haverá uma melhora importante dos roxos, que irão ficando mais claros até sumir. Em cirurgias em que foi feita a redução da largura das asas nasais, estes pontos serão retirados na segunda semana. O cirurgião vai avaliar também se será necessária nova troca de curativos, ou se eles já podem ser retirados em definitivo.

O acompanhamento deve continuar por no mínimo 1 ano até a recuperação completa e resultado definitivo da rinoplastia. Os retornos vão se tornando mais espaçados e acontecem com 1 mês, 3 meses , 6 meses e 1 ano. E depois anualmente.

Para garantir que sua recuperação progrida rapidamente e sem intercorrências tanto quanto possível, entre as visitas de acompanhamento pós-operatório é preciso observar as instruções do seu cirurgião plástico.

Dicas para diminuir o tempo de recuperação da rinoplastia

• Entre em contato com o seu cirurgião imediatamente se notar algum sinal de infecção ou se tiver alguma dúvida sobre as instruções com os cuidados nasais. Você também deve entrar em contato com seu cirurgião se bater o nariz, se notar algum sangramento ou inchaço excessivo.
  • Não faça atividades físicas: Pequenas complicações geralmente ocorrem quando se ignora ou se esquece de seguir corretamente as instruções pós-cirurgia, como não se abaixar, não levantar peso e não se exercitar até o ponto de aumentar a pressão arterial. Tudo isso pode causar sangramento, piorar o inchaço, dificultando a recuperação pós-cirúrgica e o resultado definitivo.
  • Fique atento aos sinais de infecção: se você tiver febre, notar vermelhidão excessiva da pele ou secreção no nariz, entre imediatamente em contato com o cirurgião. Tudo isso pode ser sinal de infecção. Seu cirurgião plástico tem métodos para lidar com essas complicações, mas é importante que ele saiba desses sinais imediatamente.