Tel: (11) 5093-3921 / (11) 96445-1045
Facebook do Dr. Paolo Linkedin do Dr. Paolo Instagram do Dr. Paolo Twitter do Dr. Paolo Canal do Youtube do Dr. Paolo

Como a cirurgia plástica do nariz ajuda na autoestima?

Como a cirurgia plástica do nariz ajuda na autoestima?

A cirurgia plástica do nariz ou, como é conhecida e nomeada entre os especialistas e pacientes da área, rinoplastia é um procedimento cada vez mais buscado por homens e mulheres em todo o mundo. Devido permitir a correção de imperfeições do nariz, ela está diretamente associada à autoestima e satisfação com a própria aparência.

Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, a rinoplastia ocupa, hoje, uma das primeiras colocações da lista de procedimentos estéticos mais realizados no país. Muitas das pessoas que realizam ou demonstram interesse em fazer a rinoplastia são os jovens, visto que a adolescência é uma fase marcada pelas mudanças físicas e hormonais, e aumento da preocupação com a estética.

Apesar de ser necessário que a estrutura do nariz esteja predominantemente desenvolvida, o procedimento é realizado em jovens, adultos e idosos, sendo necessária apenas a avaliação do cirurgião plástico para confirmar a possibilidade da cirurgia.

Como a rinoplastia é realizada?

A cirurgia plástica de nariz pode ser dividida em duas técnicas principais, a aberta e a fechada. A diferença entre elas é que, a aberta, que é a mais realizada e preferida pelo cirurgião plástico Dr. Paolo Rubez, permite a exposição completa das estruturas nasais e, consequentemente, possibilita um trabalho mais completo.

A técnica da rinoplastia fechada é a forma menos utilizada pelos especialistas em rinoplastia e é mais indicada para casos de pequenas alterações, as quais necessitam de pouquíssimas modificações na estrutura nasal. Ela era mais realizada no passado.

O procedimento consiste na remodelação da estrutura nasal, após uma série de avaliações realizadas pelo especialista, em acordo com o paciente, por meio da remoção e enxertos de estruturas a fim de alcançar um aspecto que atenda às necessidades do paciente. Após as alterações serem realizadas, o cirurgião plástico sutura a pele em locais bastante discretos, para que as cicatrizes resultantes da rinoplastia sejam imperceptíveis após a recuperação.

De que maneira a rinoplastia melhora a autoestima?

Independentemente da área de atuação e profissão, a face é o cartão de visita de qualquer pessoa. E, por estar em maior evidência, visto que é o centro dessa área, o nariz é fundamental para a harmonia do rosto. Portanto, quando uma pessoa não gosta do formato do próprio nariz, na maioria das vezes, ela apresenta insatisfação com a aparência da face.

Caso a pessoa não se sinta satisfeita com a própria aparência, ela passa a desenvolver problemas de autoestima, o que pode, inclusive, afetar a vida social, já que, em alguns casos, a pessoa passa a se excluir ou evitar algumas situações em sociedade. A cirurgia plástica do nariz pode ser a chave para que esse problema de autoimagem seja resolvido, melhorando o convívio da pessoa com as demais e, principalmente, a autoconfiança.

Em todo caso, é fundamental a avaliação de um especialista em cirurgias plásticas para confirmar se há a necessidade de realizar a rinoplastia, além de analisar as possibilidades das técnicas e formato ideal para o nariz do paciente.

Agende sua consulta