Tel: (11) 5093-3921 / (11) 96445-1045
Facebook do Dr. Paolo Linkedin do Dr. Paolo Instagram do Dr. Paolo Twitter do Dr. Paolo Canal do Youtube do Dr. Paolo

O que é columela pendente e quais técnicas podem resolver esse problema?

O que é columela pendente e quais técnicas podem resolver esse problema?

A columela pendente é uma condição na qual ocorre uma acentuação da curvatura da borda caudal da columela, tecido localizado entre as narinas, o que causa a exposição da pele do septo membranoso do nariz, incomodando bastante as pessoas afetadas por essa característica.

Apesar do nome ser pouco conhecido, a condição afeta muitas pessoas que ao procurarem por um cirurgião plástico são informadas que se trata de uma ocorrência comum entre homens e mulheres, sendo que o incomodo maior se dá na vista de perfil, pela exposição maior das narinas.

O tamanho excessivo da columela pode ser revertido por meio de uma cirurgia plástica do nariz. Também é importante ressaltar que, quando a rinoplastia primária é realizada de forma indevida ou sem conhecimento técnico suficiente por parte do cirurgião plástico, uma das consequências do procedimento pode ser esta curvatura indesejada da columela.

Dessa forma, a escolha do cirurgião plástico deve levar em consideração a experiência prévia do profissional com procedimentos estéticos nasais de forma que não ocorra uma sequela indesejada a partir da cirurgia.

Quais as técnicas para tratar a columela pendente ?

Assim como outras imperfeições nasais, a columela pendente também pode ser revertida com a realização de uma rinoplastia. Nessa cirurgia estética o objetivo é reduzir a projeção inferior da columela, de forma que as narinas fiquem menos expostas. A redução é realizada por meio da aproximação das cartilagens da ponta, e da pele em excesso, ao septo caudal .

O objetivo é dar às narinas um formato elípitico, sobretudo no perfil, balanceando a columela com a asa nasal.

A avaliação do especialista, portanto, analisa quais as expectativas do paciente, e as possibilidades técnicas para correção desta alteração, mantendo um resultado natural e belo ao nariz.

Dessa forma, a realização da rinoplastia com o objetivo de reduzir a columela pendente, proporcionando um aspecto mais harmônico no rosto é totalmente possível e possibilitará um resultado mais satisfatório para o paciente.

Além da columela pendente, que é o tamanho excessivo da região entre narinas, também são recorrentes os casos de columela retraída, que corresponde ao oposto, em que ela é menos exposta do que o padrão estético comum. O ideal é conversar com o cirurgião plástico e informá-lo sobre todas as insatisfações estéticas com o nariz de forma que tanto a columela quanto outras imperfeições nasais possam ser corrigidas na mesma rinoplastia.