Tel: (11) 5093-3921 / (11) 96445-1045
Facebook do Dr. Paolo Linkedin do Dr. Paolo Instagram do Dr. Paolo Twitter do Dr. Paolo Canal do Youtube do Dr. Paolo

Cirurgia plástica facial – Quais são as mais realizadas?

Cirurgia plástica facial – Quais são as mais realizadas?

A cirurgia plástica facial está entre os procedimentos mais realizados por cirurgiões plásticos no Brasil e no mundo. Podendo ser realizada tanto para fins estéticos quanto funcionais e reparadores, esse tipo de cirurgia influencia aspectos, como a autoestima dos pacientes, devido a proporcionar, em alguns casos, resultados rejuvenescedores.

São diversas as cirurgias plásticas faciais existentes, entretanto, quatro procedimentos se destacam como os mais realizados no país. São eles:

  • A ritidoplastia ou lifting facial;
  • A blefaroplastia, cirurgia realizada na região dos olhos;
  • A rinoplastia, cirurgia plástica do nariz, e
  • A mentoplastia, técnica realizado no queixo visando melhorar as proporções faciais.

Como funciona a cirurgia plástica facial?

Cada uma das cirurgias mencionadas anteriormente têm um objetivo específico visando melhorar aspectos estéticos em áreas distintas da face, portanto, são realizadas de formas diferentes. Todas elas, no entanto, devem ser avaliadas por um cirurgião plástico especializado, que deverá esclarecer todas as dúvidas do paciente.

Conheça melhor como funciona cada um dos procedimentos faciais.

Ritidoplastia ou lifting facial

Devido a proporcionar o rejuvenescimento da face, a ritidoplastia é uma cirurgia plástica mais indicada, em geral, para pessoas com mais de 50 anos. Ela consiste em remover o excesso de pele do rosto e reposicionar as estruturas faciais com o objetivo de amenizar a flacidez, os sulcos faciais e o deslocamento da camada de gordura e músculos que resultam no surgimento de rugas na face.

Durante a realização da ritidoplastia, o cirurgião plástico faz incisões no contorno da face e no couro cabeludo do paciente, visando obter um resultado com cicatrizes mais discretas. Por meio das incisões, o especialista consegue acessar as estruturas profundas e reposicioná-las para promover o rejuvenescimento. Após a pele do paciente ser esticada, o excesso é removido e as incisões fechadas.

Blefaroplastia

A blefaroplastia é a cirurgia plástica que tem como objetivo rejuvenescer a região do contorno dos olhos, especialmente as pálpebras. Por apresentar a pele mais fina do corpo, as pálpebras podem ser as primeiras estruturas faciais a demonstrar sinais da idade.

O procedimento consiste em incisões realizadas próximas aos cílios, com remoção do excesso de pele e das bolsas de gordura do local. O fechamento das incisões é realizado com fios muito finos e as cicatrizes são quase imperceptíveis. A blefaroplastia pode ser realizada tanto nas pálpebras superiores como nas inferiores, de acordo com o caso e avaliação do especialista.

Rinoplastia

A rinoplastia está entre os procedimentos estéticas mais realizados por homens e mulheres e pode ser feita tanto com objetivos estéticos quanto funcionais.

Por se tratar de uma área de maior evidência, a rinoplastia é um procedimento considerado complexo. O cirurgião plástico que avalia o caso pode optar por realizar a cirurgia por meio da técnica redutora ou estruturada, sendo que a opção deve levar em conta o resultado desejado pelo paciente, as condições atuais do nariz, o fato de já ter feito rinoplastias prévias e outras variáveis que podem influenciar na cirurgia.

Mentoplastia

Também conhecida como cirurgia plástica de correção do queixo ou genioplastia, a mentoplastia tem como objetivo melhorar a proporcionalidade do tamanho do queixo em relação às demais estruturas faciais, como testa e nariz.

Para atingir esse objetivo, o queixo pode ser avançado ou recuado, dependendo do caso. É possível, ainda, o uso de próteses de silicone ou polietileno para alcançar o resultado desejado pelo paciente, assim como a remodelação da estrutura óssea do local.

Antes de realizar uma cirurgia plástica facial, inclusive com a possibilidade de associar procedimentos, um cirurgião plástico de confiança deve ser consultado para realizar a avaliação do paciente e do quadro de saúde dele. Apenas o especialista poderá confirmar se a cirurgia plástica é indicada para o caso e se poderá atender às expectativas do paciente com a intervenção.

Agende sua consulta