Tel: (11) 5093-3921 / (11) 96445-1045
Facebook do Dr. Paolo Linkedin do Dr. Paolo Instagram do Dr. Paolo Twitter do Dr. Paolo Canal do Youtube do Dr. Paolo

Como é a cicatrização da rinoplastia?

Como é a cicatrização da rinoplastia?

A cirurgia de rinoplastia é um dos procedimentos estéticos mais realizados no Brasil, entretanto, o período de cicatrização ainda assusta muitos pacientes. O ideal é conversar com um cirurgião plástico que poderá desmistificar diversas questões relacionadas com a técnica.

A cicatrização da rinoplastia, assim como de outras cirurgias, exige um pós-operatório cuidadoso e um tempo de repouso adequado. No entanto, ao respeitar as indicações médicas para esse período, ela é bastante tranquila.

Quais as etapas da cicatrização da rinoplastia?

Após a realização da rinoplastia, o paciente normalmente tem alta hospitalar após 6 a 12 horas da realização do procedimento. Inicialmente, ele será liberado com curativos que incluem uma tala que deverá ser usada entre 5 a 7 dias após a cirurgia.

O paciente será instruído pelo cirurgião plástico a retornar dentro de sete dias para realizar a retirada dos pontos e troca de curativos. Nesta consulta, o médico avaliará como está a recuperação e cicatrização.

Tanto a tala quanto os curativos são bastante importantes no processo de cicatrização, pois eles sustentam a nova estrutura nasal até que o organismo esteja mais habituado com a nova anatomia do nariz. Respeitar essas etapas da cicatrização da rinoplastia possibilita alcançar resultados mais satisfatórios com a cirurgia plástica.

Na primeira semana após a cirurgia é comum que a face fique inchada e com hematomas, principalmente em casos nos quais é necessário fraturar o osso nasal. As equimoses (áreas de roxidão) começam a reduzir cerca de três dias após o procedimento.

Nos primeiros dois meses é comum que o paciente relate inchaços, o que impede de ver o resultado final. O inchaço pode ainda variar dentro de um mesmo dia e também quando há mudanças de clima ou realização de atividades físicas.

Como é a cicatrização da rinoplastia?

Assim como em outros procedimentos cirúrgicos, o período de cicatrização depende de fatores como o repouso adequado, o tipo de pele do paciente e a intensidade das alterações realizadas.

Com a rinoplastia esses fatores também devem ser considerados para cada paciente, sendo que o tempo de cicatrização e a aparência da cicatriz podem ser impactados por tais especificidades do caso.

Tempo de cicatrização

O tempo de cicatrização da rinoplastia pode ser bastante extenso. A redução do inchaço pode demorar alguns meses, principalmente em pacientes com pele grossa. Nestes casos, será necessário mais tempo para obter os resultados definitivos da cirurgia.

É comum que o resultado final da rinoplastia possa ser observado entre seis meses e um ano após a realização do procedimento, pois é o período necessário para desinchar completamente as estruturas da face impactadas pela cirurgia e também para que os pontos cicatrizem.

Entretanto, existem relatos de mudanças no nariz anos após a realização do procedimento, sendo importante realizar a cirurgia com um profissional de confiança para garantir uma evolução mais previsível para o nariz.

Aparência da cicatriz

A rinoplastia deixa cicatrizes extremamente discretas, sendo que nos casos de rinoplastia usando a técnica fechada as cicatrizes são apenas internas. Nos casos de técnica aberta há também uma pequena cicatriz na região da columela, entre as narinas, que não se torna visível com os meses. A ocorrência de quelóides no nariz, por exemplo, são extremamente incomuns, mesmo para pacientes que os têm em outras áreas do corpo.

Nos procedimentos que incluem a correção das asas nasais pode-se observar duas pequenas cicatrizes na região em que as asas encontram a face. Elas são bem discretas e podem ficar imperceptíveis com o passar dos anos.

O ideal é que as indicações do pós-cirúrgico, da recuperação e cicatrização sejam apresentadas pelo cirurgião plástico antes da realização do procedimento. Dessa forma, o paciente que vai se submeter à rinoplastia tem mais consciência de como será o repouso e em quanto tempo terá os resultados que deseja com a cirurgia.