Quais os principais benefícios da rinoplastia?

Quais os principais benefícios da rinoplastia?

A cirurgia de rinoplastia tem como objetivo melhorar a aparência do nariz, tornando-o mais harmonioso em relação ao restante da face. Devido a essa característica, esse procedimento estético apresenta uma série de benefícios aos pacientes que se submetem a ele.

Inicialmente é importante destacar que o sucesso do procedimento tem muita relação com a escolha de um cirurgião plástico qualificado e experiente na realização da técnica. Ele deve esclarecer as dúvidas do paciente e passar as informações necessárias para que as expectativas do paciente estejam alinhadas com a realidade da rinoplastia.

Benefícios da rinoplastia

Por atender diversas demandas relacionadas à estética nasal, como formato, tamanho e estrutura do nariz, a rinoplastia é um procedimento bastante completo e, portanto pode satisfazer pacientes com diferentes anseios estéticos.

A cirurgia plástica do nariz pode ser realizada a partir dos 15 anos, que é quando as estruturas nasais já estão completamente desenvolvidas. Ainda assim, apenas o cirurgião plástico poderá avaliar o caso com mais precisão.

Considerando esses fatores, os benefícios diretos e indiretos da rinoplastia estão relacionados com:

  • melhora da fisionomia do nariz, satisfazendo essa demanda do paciente;
  • mais harmonia facial, proporcionando conformidade entre testa, nariz e queixo;
  • aumento da autoconfiança e da autoestima do paciente;
  • melhora da capacidade respiratória para casos nos quais o procedimento é associado com técnicas que visam a correção de problemas funcionais;
  • procedimento rápido, com duração de cerca de três horas e alta médica precoce;
  • recuperação com poucos riscos de complicações, principalmente quando as indicações médicas são seguidas corretamente.

Os benefícios relacionados com a rinoplastia são vários e podem englobar desde mudanças estéticas desejadas pelo paciente, como melhorias respiratórias quando a técnica é associada com a correção do desvio de septo ou com a turbinectomia, conhecida como retirada da carne esponjosa do nariz e que pode intensificar casos de rinite, por exemplo.

Como alcançar melhores resultados com a rinoplastia?

A rinoplastia proporciona diversos benefícios, principalmente relacionados com a estética do nariz, entretanto, para alcançar melhores resultados com a cirurgia e melhorar os benefícios estéticos desejados, deve-se seguir as indicações médicas para o pós-operatório.

A recuperação da rinoplastia não costuma apresentar complicações, quando o repouso e cuidados são seguidos atentamente. Entre os fatores que devem receber atenção, estão:

  • não se expor ao sol, friagem ou vento nas primeiras semanas;
  • cuidados com o curativo seguindo as orientações médicas;
  • evitar exposição ao sol intenso por um período de 60 dias e usar protetor solar e boné;
  • usar óculos apenas após liberação do médico;
  • dormir com a face voltada para cima por 2 semanas, mesmo lateralmente não é indicado;
  • retornar ao trabalho de acordo com a alta médica que pode ser de 1 a 2 semanas, dependendo da área de atuação.

Todos esses cuidados garantem que o paciente poderá ter resultados melhores na rinoplastia, aumentando os benefícios alcançados com o procedimento. Os cuidados também são importantes para evitar complicações decorrentes da cirurgia, assim como uma má cicatrização da região operada.

De acordo com o caso, o cirurgião plástico poderá indicar benefícios mais diretos da rinoplastia para a situação específica, sendo importante destacar que o procedimento pode corrigir imperfeições genéticas, traumas nasais e cirurgias anteriores. Converse com um cirurgião plástico de sua confiança e conheça mais sobre os benefícios da rinoplastia.